Aveiro acolheu o encontro que assinala a conclusão do processo de elaboração dos estatutos da futura Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC), que tem como membros fundadores os municípios de Aveiro, Ílhavo, Alcobaça, Barcelos, Caldas da Rainha, Mafra, Óbidos, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Torres Vedras, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares.
O processo de criação desta associação foi lançado no início de Janeiro deste ano, numa reunião em Mafra, a que se seguiu uma segunda reunião nas Caldas da Rainha, tendo agora sido concluído esse processo de elaboração estatutária, que será presente para aprovação aos executivos camarários e assembleias municipais, para depois ser realizada a escritura constitutiva da nova estrutura que será ainda submetida ao Tribunal de Contas, nos termos da legislação vigente.
Recorde-se que esta iniciativa foi estimulada pela visita do coordenador europeu e, simultaneamente, italiano, das cidades cerâmicas, acompanhado pelo coordenador espanhol, em Dezembro passado, quando executavam uma missão do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial das Cidades Cerâmicas.
Este Agrupamento já agrega associações de cidades cerâmicas de Itália, Espanha, França, Roménia e Alemanha, contando com mais de uma centena de cidades cerâmicas do continente europeu.
O principal objetivo da futura associação portuguesa será “a defesa, a valorização e a divulgação do património cultural e histórico cerâmico, bem como o intercâmbio de experiências entre os associados, nomeadamente a nível da conservação do património, o estabelecimento de parcerias entre cidades e vilas com vínculos tradicionais à cerâmica, seja do tipo produtivo, cultural ou de qualquer outro âmbito”.
Tem ainda por objetivo a promoção da criação artística e a difusão da cerâmica tradicional e contemporânea bem como o incentivo de relações de cooperação e intercâmbios entre os municípios associados a nível nacional ou na rede europeia.
Até ao final do terceiro trimestre deste ano, contam terminar as diligências com vista à legalização da Associação para permitir a formulação da candidatura à rede europeia das cidades cerâmicas, numa assembleia geral que se realiza em Faenza (Itália)