Aveiro debate o futuro da Cultura e Tecnologia na era da Inteligência Artificial.
O evento, que integra a programação do 4.º trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura (Aveiro 2024), é organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, em colaboração com o Jornal de Notícias (JN).
A conferência irá contar com a participação de diversos académicos e especialistas, que irão debater os desafios futuros colocados pelas novas tecnologias e pela Inteligência Artificial (IA), particularmente no mundo do trabalho e no contexto português.
A primeira intervenção, dedicada ao futuro da Cultura e da Tecnologia, estará a cargo do Keynote Speaker do evento, o professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e diretor do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência da Computação, Luís Paulo Reis.
Segue-se o primeiro debate sobre o impacto das novas tecnologias no mundo do trabalho, que será moderado por Helena Norte, chefe de redação do JN, e que contará com participação do diretor da Altice Labs, Paulo Firmeza, de Dora Martins, professora do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP-IPP), e de Pedro Santos, vice-presidente da ACEPI – Associação da Economia Digital.
Num segundo painel, onde se questiona se a IA é nossa amiga, o Vice-Presidente da Câmara de Aveiro, Rogério Carlos, estará acompanhado por Paulo Novais, professor da Universidade do Minho e Coordenador do LASI (Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes) e Luís Agrellos, managing partner da Gema.
A moderação será de Manuel Molinos, diretor digital editorial do JN.
O encerramento da conferência estará a cargo de José Pina, coordenador de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.