Aveiro avança para a construção da "Casa de Memória".
O arquivo municipal vai ganhar casa nova em projeto de 8,5 milhões de euros.
Aradas recebe o equipamento na área do antigo Colégio Dr Alberto Souto.
A autarquia afirma que o património não pode continuar a ser tratado como “lixo” e prepara a criação de condições para acolher espólio histórico.
Naquele espaço ficarão instalados bens da Imagoteca, Museu de Santa Joana e do Teatro Aveirense, o banco do azulejo e reservas de museus, atualmente disperso.
“Temos o projeto em curso com o objetivo de até final do primeiro semestre deste ano lançarmos o concurso público da obra”, anunciou o autarca de Aveiro na apresentação deste projeto.
Com o novo arquivo, esse espólio passa a estar disponível para consulta e estudo.
O novo equipamento é prioritário e assinala o aproveitamento das instalações do antigo colégio dr.º Alberto Souto para criar o Quarteirão das Artes.
Com investimento global de 16 milhões de euros, a obra será faseada.
Alberto Souto Miranda, antigo autarca e atual candidato pelo PS nas autárquicas de 2025, comenta o anúncio e diz que há nas palavras de Ribau um ato de contrição.
“Convinha que pensasse antes de falar: o anterior executivo era dele próprio ou de Elio Maia e o vereador responsável pela cultura era do CDS. Mas, já agora, fica- lhe bem o acto de contrição: reconhece que durante onze anos ele próprio deixou os arquivos a monte, tratados como lixo”.
notícia atualizada a 31/01/2025