Aveiro: Autarquia lança concurso para reabilitação e ampliação do Conservatório.

A Câmara de Aveiro lança concurso para reabilitação e ampliação do Conservatório de Música – Calouste Gulbenkian.

O Executivo Municipal deliberou aprovar a abertura do concurso público, esta quarta, para a obra com valor base de quase 6.9 milhões de euros.

A intervenção decorre da necessidade de reabilitar o edificado existente, assegurando condições de conforto acústico e térmico, dotando o Conservatório de meios técnicos adequados à realidade escolar e à oferta formativa atual.

O projeto contempla também a ampliação do Conservatório, incluindo a construção de uma ala nova para a área de formação em Dança, salas de estudo individual e um novo hall de entrada com condições de acessibilidade universais, através de escada e elevador.

Serão ainda demolidos edifícios em mau estado, medida sustentada pelo relatório técnico que integra o processo.

O recurso à antiga sede da CERCIAV, contígua ao Conservatório, foi tema de campanha e motivo de protestos e providência cautelar.

Alberto Souto Miranda afirma-se contra a demolição e tentou travar o processo mas para já sem sucesso.

A autarquia falou sobre essa iniciativa.

Revela que a sentença do Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro (TAFA), no final de agosto de 2025, julgou improcedente o incidente interposto pelo candidato do PS.

O Tribunal considerou que o incidente apenas poderia ser deduzido em relação a atos administrativos efetivamente praticados, sublinhando que o Requerente não identificou nem demonstrou a existência de qualquer ato da Câmara Municipal de Aveiro que tivesse determinado a demolição do imóvel em causa.

Mantém-se, ainda assim, em apreciação a providência cautelar interposta por Alberto Souto.