Aveiro: Autarquia adjudica reabilitação da escola básica de São Bernardo e obras na antiga EN109.

Aveiro não aceitou o pedido de prorrogação de prazo de entrega das propostas e a prorrogação do prazo para aceitação da lista de Erros e Omissões feitos por potenciais concorrentes do concurso público para a obra de reabilitação e ampliação do Conservatório de Música de Aveiro – Calouste Gulbenkian.

O prazo para a entrega de propostas tinha terminado a 8 de novembro.

Este é um concurso com valor base de 6.5 milhões de euros a que acresce a taxa de IVA.

Um processo que tem enfrentado diferentes vicissitudes, desde a fase de projeto até à demolição da antiga sede da CERCIAv.

A autarquia não quer perder tempo e dá continuidade ao processo de escolha de empreiteiro.

Decisão tomada em reunião de Câmara em dia de várias deliberações que espelham obras lançadas no mandato anterior.

Foi adjudicada a requalificação da Escola Básica de São Bernardo por um valor que ronda os 4,15 milhões de euros e um prazo de execução de 730 dias; a "Reabilitação e Reforço Estrutural da Cobertura do Estádio Municipal de Aveiro - Fase 1" no valor de 597 mil euros; a Reabilitação do Edifício do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro em empreitada de 993 mil euros e a nova fase de requalificação da Avenida Europa, numa extensão aproximada de 3 quilómetros, entre o túnel de Esgueira e a rotunda da Junqueira, por cerca de 2 milhões de euros.

O projeto tem como principais objetivos a melhoria das condições de circulação rodoviária e a reabilitação da rede de drenagem de águas pluviais, garantindo maior segurança e funcionalidade a uma das principais vias estruturantes do Município.

A intervenção prevê ainda a criação e qualificação de zonas pedonais, com passeios rebaixados sempre que possível nas áreas de atravessamento, para garantir acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Ao nível da sinalização, o projeto inclui novas marcações horizontais e verticais, reforçando a organização do tráfego, os lugares de estacionamento e a segurança de peões e condutores.

O projeto contempla ainda a requalificação das passadeiras, bem como a implementação de sinalização vertical complementar, com o objetivo de melhorar significativamente a segurança rodoviária e pedonal em todo o percurso intervencionado, assim como a melhoria da acessibilidade a algumas das Unidades Empresarias da zona.