Autárquicas: Domingos Vilarinho assume "experiência" como fator diferenciador na corrida à Junta da Gafanha do Carmo.

Domingos Vilarinho quer regressar à liderança da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo e puxa da experiência de três mandatos para assumir que quer ser o presidente de “todos” os habitantes da freguesia.

A apresentação pública aconteceu no passado fim de semana.

O candidato que deixou a presidência há 12 anos apresentou-se seguro de que a “experiência, conhecimentos adquiridos e capacidade de liderança”, em trabalho de equipa são sinónimo de “garantia de um excelente trabalho na defesa dos interesses da Gafanha do Carmo”.

“Não quero e não vou criticar o atual executivo da nossa Junta de Freguesia. Será o povo que fará essa avaliação no dia 12 de outubro. Digo apenas: acredito que todos os executivos fazem o melhor que podem e sabem para beneficiar os seus territórios e populações. Uns melhores que outros, mas ninguém agrada a todos. Acredito no projeto do PS, e acredito que podemos fazer mais e melhor pela nossa terra”.

O candidato assegurou que se for eleito será o “presidente de todos, todos, todos, não farei discriminação de ninguém”.

“A minha missão será sempre a de servir e auxiliar os cidadãos da Gafanha do Carmo, ouvindo-os e respeitando a sua voz, de forma igualitária, independentemente de visões partidárias. Se for eleito, como espero, não pouparei esforços para conseguir apoios das entidades competentes, para investirem na nossa Freguesia”.

Comprometeu-se a reivindicar investimento municipal pelo melhoramento do Caminho do Praião com iluminação e sanitários; pelo melhoramento do Centro Cívico, através da construção de um Bar e sanitários (para concessionar); pela construção de ciclovia na Estrada Florestal n.º 1, entre a Zona Industrial da Mota e a Gafanha da Boa Hora; e pela construção de passeios gradualmente, nas ruas principais.

Por outro lado, garantiu que a Junta de Freguesia investirá na aquisição de uma viatura de nove lugares ao serviço da comunidade; em mais apoio às associações; na reativação da Associação Cultural e Recreativa da Gafanha do Carmo; na melhoria e dinamização do Parque de Merendas; na melhoria dos dois Parques da Ria, plantando árvores e arbustos; e na modernização da comunicação e imagem da Junta de Freguesia.

Sónia Fernandes apresentou-se aos presentes concentrada em sublinhar que não aceita mais que a Gafanha do Carmo continue a ser tratada como se não existisse, “uma terra onde os transportes não chegam, onde os serviços faltam, onde a Junta mais parece estar ausente”.

“É por isso que vos trago uma palavra de esperança. Porque com o Domingos Vilarinho, a Gafanha do Carmo tem alguém que não promete ilusões, mas que traz projetos reais para esta terra. Alguém com uma vontade enorme — mas, acima de tudo, com um amor enorme — para fazer da Gafanha do Carmo um lugar onde todos queiram viver, e possam viver com dignidade.”
Pedro Tróia, mandatário da candidatura, lembrou a “inestimável” obra de Domingos Vilarinho ao serviço da freguesia da Gafanha do Carmo.

“Foi presidente da Junta durante 12 anos, de 2001 a 2013, praticamente sem apoios financeiros municipais, e fez obra. Fez melhoramentos na capela; instalou sanitários e alarme no cemitério, qualificou os talhões; melhorou e dinamizou o parque de merendas; mandou relvar o parque desportivo; fez obras de proteção no caminho do Praião; fez o estacionamento em frente ao Beira-Ria. Fez obra num tempo em que o dinheiro era escasso e ele tinha, quase que ir de chapéu na mão, pedir os poucos tostões ao presidente de câmara de então”.

Domingos Vilarinho, 64 anos, é natural e residente na Gafanha do Carmo. Empresário agrícola e cidadão profundamente ligado à comunidade local, tem um percurso reconhecido de serviço público e associativo.
Foi Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo entre 2001 e 2013.