A recandidatura de Ribau Esteves anuncia o compromisso de reduzir a Taxa de IMI de 0,4 para 0,35 de acordo com a realidade apresentada pelo orçamento de Estado.
O cabeça de lista da Aliança com Aveiro apresentou prioridades para os próximos quatro anos, em caso de reeleição, e deixou vincado que a redução poderá ser concretizada para entrar em vigor já em 2022 ou, caso o cenário do OE não o permita, em 2023.
Ribau Esteves admite tratar-se da solução que garante o alívio da carga fiscal e a manutenção de condições para assegurar o equilíbrio financeiro da autarquia e manter os planos de investimento em curso (com áudio)
A qualificação do parque escolar com obras em Azurva, Póvoa do Paço, Quintã do Loureiro, Solposto, Areais, Barrocas, Bonsucesso, N.ª Sra de Fátima, Eixo, Esgueira, Santiago, Oliveirinha, Leirinhas e Sarrazola; a qualificação do Conservatório de Música de Aveiro e da Escola de 2.º e 3.º Ciclo de São Bernardo e a “resolução do problema da Escola Secundária Homem Cristo” são apostas prioritárias.
O apoio às IPSS nos investimentos de ampliação e qualificação dos seus equipamentos sociais; a ampliação e qualificação de Áreas de Acolhimento Empresarial (Zonas Industriais); ações de investimento público e privado na área da Habitação; projetos de Qualificação Ambiental, ao nível da energia, da arborização, dos resíduos, da resposta às novas realidades motivadas pelas alterações climáticas (Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe, Sistema de Defesa Primário do Baixo Vouga Lagunar; Qualificação da Margem Sul do Rio Novo do Príncipe; Desassoreamento da Pateira e gestão dos Jacintos; sistema de recolha seletiva de Bioresíduos; Ampliação das Redes de Águas Pluviais e Residuais; Cogestão da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto) são ideias assumidas pela candidatura.
Um dos destaques vai para a candidatura a capital europeia da cultura e para o programa Aveiro Tech City com prioridade a projetos com incidência nas áreas da Mobilidade, Energia e Ambiente.
Nas obras públicas destaca-se a ampliação do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, com a construção de um Pavilhão Multiusos, e novos projetos de qualificação urbana.
A conferência de apresentação do programa, com as presenças do cabeça de lista, do mandatário (Lacerda Pais) e do canditado à Assembleia Municipal (Luís Souto) acabou por colocar em foco dois dossiês (lota e estacionamento).
O autarca deixou um compromisso sobre os terrenos da antiga lota.
Caso seja reeleito vai lançar concurso de ideias internacional para receber propostas com capacidade para deixar marca nas vivências ambientais e culturais da cidade agregando valor à candidatura a capital europeia da cultura (com áudio)
A autarquia já tem um estudo, feito por técnicos da Câmara, sobre a possível ocupação daquela área que ainda está nãos mãos da APA e que carece de negociação com o Governo.
Ribau Esteves fala numa redução drástica da carga de construção tomando por base o antigo projeto Polis para a área.
Outra das notas chegou com a aposta na criação de uma área com residência para alunos e professores da UA junto ao estacionamento onde se encontra o Autocarro Bar.
Essa área vai ganhar lugares adicionais de estacionamento, num piso subterrâneo, e vai manter parte do estacionamento à superfície, ao mesmo tempo que será edificada uma construção para comércio e residências universitárias (com áudio).