Alberto Souto Miranda vai dar ao planeamento e urbanismo centralidade na ação governativa caso vença a eleição para a Câmara de Aveiro e assume que vai apostar na revisão do Plano Diretor Municipal de Aveiro que está em vigor desde 2019, na introdução de ajustamentos ao Plano Pormenor do Centro e na revogação do Plano de Pormenor do Cais do Paraíso para impedir a construção de um hotel com 12 pisos, documento que está a caminho de aprovação final.
Alguns dos temas que marcam o final de mandatos de Ribau Esteves ganham centralidade no programa eleitoral ontem apresentado.
A reavaliação do Plano de Pormenor do Parque Desportivo e a revogação do Estudo Urbanístico apresentado para a antiga Lota são alguns dos pilares apresentados pela candidatura do PS que assume aposta em soluções “mais sustentáveis”.
Alberto Souto reúne as propostas que foram sendo divulgadas ao longo dos últimos meses em programa que classifica como “realista” e marcado por “seriedade financeira”.
Assume o regresso à taxa turística que tinha sido abolida por Ribau Esteves.
Dentro das apostas prioritárias contam-se o reforço do parque de habitação pública, também à custa do alojamento local, e a disponibilização de terrenos e novas construções.
O antigo autarca que pretende voltar ao governo dos destinos da autarquia quer mudanças profundas na política de habitação, novos parques na cidade, nomeadamente um novo parque central em terrenos entre o pavilhão dos Galitos e avenida 25 de Abril.
A ampliação do hospital é assumida como prioritária desfazendo dúvidas sobre o eventual regresso à tese de um novo hospital.
Quanto a estacionamentos e circulação aproxima-se de ideias que têm vindo a fazer caminho como a criação de novos parques e o desnivelamento da avenida Europa na rotunda do Rato.
A criação do centro de recolha de animais, a construção de uma travessia pedonal entre o Rossio e a zona do cais do Paraíso, a conclusão da ligação da Rua da Pega ao PCI, reavaliar o projecto e localização da nova escola Homem Cristo e dinamizar o Estádio Municipal de Aveiro e a envolvente são ideias apresentadas ao eleitorado.
Nos destaques dados às freguesias, coloca em evidência projetos associados à requalificação dos espaços urbanos.
Glória Vera Cruz: Nova vida para a antiga Lota – Estacionamento subterrâneo na Praça dos Bombeiros Novos e requalificação do bairro da beira-mar – Parque das Barrocas e Parque Central - Nova ponte pedonal entre a Dobadoura e o Rossio – Limitar progressiva mente o tráfego automóvel na Av. Lourenço Peixinho a transportes públicos, veículos de moradores, cargas e descargas e emergência
Esgueira: Novo parque urbano - Mais estacionamentos – Sentidos únicos e passeios em Mataduços – Requalificar o com plexo desportivo do CPE
Aradas: Criar um Parque no Bonsucesso - Reabilitar o com plexo do Carôcho
Cacia: Requalificar a piscina e o mercado - Sentidos únicos e passeios em Sarrazola e na Póvoa do Paço - Nova via Avenida Europa/A25
S. Bernardo: Nova Avenida entre a Fanfarra e o Pavilhão do S. Bernardo - Novo auditório 6. Sta. Joana – Nova Avenida entre a rotunda do Rato e o jardim da Igreja – Polivalência desportiva no Parque de Feiras – Requalificar e relvar o campo da FIDEC
S. Jacinto: Requalificar a marginal, o complexo desportivo e o ancoradouro para náutica de recreio – Manter uma lancha alternativa operacional – Criar parque de caravanas Oliveirinha: Novos balneários para o ARCO - Novo jardim público
Eixo e Eirol: Anfiteatro para espectáculos em Azurva - Praias fluviais em Eixo e em Eirol
Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz: Novo jardim na Póvoa, relvamento sintético em Requeixo e em Nariz.
Na hora de resumir o projeto, o candidato diz que há matéria em que todos os candidatos se podem rever e que podem facilitar entendimentos entre forças políticas.
“Se acreditamos que são boas para Aveiro ficarei encantado se outros partidos as adotarem, como já começaram a fazer, aliás se apresentarem como suas é bom, somos capazes de estabelecer consensos sobre o melhor para Aveiro”.