Autárquicas: AD prepara encontro temático sobre “Bem-Estar, Associativismo e Memória Coletiva”.

A candidatura de Rui Dias à Câmara de Ílhavo anuncia para a segunda quinzena de Julho o encontro temático sobre “Bem-Estar, Associativismo e Memória Coletiva”.

É um dos eixos definidos pela candidatura na corrida aos órgãos municipais.

O mês dos eventos que apelam à tradição ilhavense vai ser dedicado aos diferentes símbolos.

A candidatura da Aliança Democrática (PSD/CDS) quer abordar questões relacionadas com “alma e identidade”, “bem-estar”, vida associativa e a importância da “memória coletiva” no desenvolvimento de linhas de ação para futuro.

“Este mês, convidamos toda a comunidade a refletir e a participar numa nova etapa deste ciclo de conversas essenciais, centrado em três pilares que nos definem: O bem-estar, como prioridade na construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e saudável; O associativismo, como motor de participação, solidariedade e coesão social; A memória coletiva, como herança viva, feita de histórias, tradições e símbolos que continuam a inspirar o nosso futuro”, refere a candidatura ainda sem revelar data, local e os convidados da sessão.

Rui Dias faz a defesa da diversidade salientando que o Município é mais do que mar e bacalhau.

“De Vale de Ílhavo à Costa Nova, da Légua à Vista Alegre, da Gafanha do Carmo aos Moitinhos, cada lugar do nosso concelho guarda rostos, saberes e narrativas que merecem ser lembradas e celebradas. Não somos apenas o território do bacalhau: somos também porcelana, folclore, arquitetura, cultura, fé, mar e coragem”.

Agosto será o mês dedicado ao painel “Identidade Cultural, Turismo e Economia”.

No rescaldo das ações de Junho, a candidatura realçou a base criada para poder fundamentar processos de decisão e elaboração do programa eleitoral.

"Esta abordagem reflete uma visão estratégica que reconhece a importância de decisões informadas e sustentáveis num tempo de transformações profundas e imprevisíveis".

"Estes momentos de diálogo foram fundamentais para reforçar a ligação entre o tecido económico, social e ambiental da região”.