Autárquicas 2025: Rui Dias é o candidato do PSD à presidência da Câmara de Ílhavo.

Rui Dias confirmado como candidato do PSD às eleições autárquicas de 2025 em Ílhavo.

O advogado, gestor de 60 anos, vice presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, antigo assessor jurídico da autarquia, assume a liderança do projeto político dos Social Democratas para tentar recuperar a maioria camarária.

Era o nome mais falado para poder discutir a liderança numa corrida em que estará também o atual presidente, eleito em movimento independente, João Campolargo, e em que ainda fala conhecer a proposta do PS, entre outros partidos que poderão apresentar-se na corrida.

Rui Dias é apresentado pelo PSD como tendo “sólido e reconhecido percurso pessoal, profissional, político e cívico, bem como um profundo conhecimento das pessoas, das instituições, do Município e da Câmara Municipal de Ílhavo”.

Reconhecido pela presença junto do tecido associativo, foi dirigente do Illiabum e presença em órgãos sociais de inúmeras coletividades e organizações locais.

“Ao longo das últimas décadas serviu como sócio, dirigente e advogado pro bono diversas associações do nosso Município, cumprindo destacar, pela sua especial notoriedade, o trabalho que desenvolveu na Presidência do Illiabum Clube, da Delegação de Ílhavo da Ordem dos Advogados, do Rotary Clube de Ílhavo, da Associação dos Amigos da Barra, da Associação de Pais da Escola da Barra e da EB 2/3 da Gafanha da Nazaré, entre outras”, refere a concelhia.

Na vida política, foi Presidente da Secção de Ílhavo do PSD, Vice-Presidente da Comissão Política Distrital de Aveiro do PSD, Presidente do Conselho de Jurisdição Distrital de Aveiro do PSD e Conselheiro Nacional do PSD.

A concelhia refere que a indigitação resulta da auscultação no seio do partido mas também junto da sociedade civil e pelo reconhecimento de um momento em que o candidato apresenta “disponibilidade e motivação”.

Com estes fatores refere que Rui Dias assegura as “condições necessárias para liderar a construção de um projeto criativo, congregador, mobilizador e vencedor de que Ílhavo precisa”.

Depois de ter perdido a maioria há quatro anos pela primeira vez nos últimos 28, o PSD entende que os últimos 4 anos, sob liderança de movimento independente, exigem uma mudança.

“Um projeto que se assuma, de forma clara, como um ponto de viragem no percurso que a Câmara Municipal de Ílhavo tem seguido nos últimos anos, voltando a aproximar-se das pessoas, das empresas e das instituições, colocando o foco nelas e nos seus reais problemas e necessidades, alinhando as suas políticas aos desafios atuais e futuros da sociedade, apostando de forma diária no respeito, no rigor e na inovação, conferindo-lhe uma nova visão e uma nova ambição e atraindo para junto de si as melhores pessoas, as melhores instituições e as melhores práticas”.