A candidatura autárquica do Partido Socialista à Câmara de Ílhavo, liderada por Sónia Fernandes, já está no terreno e os primeiros contactos foram dedicados ao tecido associativo na freguesia da Gafanha da Encarnação.
Os socialistas saíram da freguesia com a certeza de que o Município precisa de um plano ambicioso de desenvolvimento de estruturas desportivas e culturais.
A delegação reuniu com a direção do Rancho Folclórico “As Ceifeiras da Gafanha da Encarnação”, visitou as instalações do NEGE e trocou impressões sobre o estado da política desportiva do Município com os dirigentes daquela associação desportiva.
A candidata refere que “encontrou gente ativista em prol da comunidade que precisa de muito mais apoio do que o que tem recebido do Município de Ílhavo”.
“A autarquia proporciona condições muito obsoletas para a formação desportiva e a produção cultural dinamizada pelas associações. É necessário um plano de investimentos e de apoio à atividade regular que vá ao encontro do esforço e da ambição dos dirigentes associativos, cujo trabalho é inquestionavelmente essencial para a coesão social no concelho".
A candidata falou com ostricultores da Ria de Aveiro e com a comunidade piscatória da Costa Nova do Prado, onde reforçou a convicção de que “é necessário investir na sustentabilidade ambiental” e na “organização das atividades económicas que se desenvolvem na Ria de Aveiro".
Sónia Fernandes, acompanhada de Sérgio Magueta, líder do PS na Assembleia de Freguesia, e de outros dirigentes e autarcas, teve oportunidade ouvir os apelos das coletividades.
No rescaldo da visita concluiu que é “premente” a construção de um “projeto político que valorize as ambições e preocupações das pessoas e das forças vivas das comunidades, sistematicamente ignorados na definição das prioridades de investimento do Município de Ílhavo”.