Eduardo Conde vai tentar, pela segunda vez, chegar à presidência da Câmara de Ílhavo.
É o escolhido pela concelhia socialista para liderar o projeto autárquico depois de uma primeira candidatura protagonizada há quatro anos nas autárquicas de 2017.
A Comissão Política Concelhia de Ílhavo do Partido Socialista, reunida a 10 de fevereiro, deliberou designar Eduardo Conde como candidato a Presidente da Câmara Municipal, e Pedro Tróia como candidato a Presidente da Assembleia Municipal, no âmbito das Eleições Autárquicas de 2021.
O PS anuncia os cabeças-de-lista aos órgãos municipais com a convicção de que são “personalidades sobejamente reconhecidas” que colocarão “ao serviço do Município as suas inegáveis qualidades profissionais e políticas”.
Sérgio Lopes, Presidente do PS/Ílhavo defende que estes são os líderes “que colocarão a promoção da coesão social, o desenvolvimento de oportunidades para todos, num quadro de respeito pelo ambiente, de qualidade de vida, de sentido de pertença coletiva em que o cidadão, as instituições e as empresas sejam o destino de todas as políticas implementadas”.
Eduardo Conde afirma que aceita este desafio de se candidatar novamente à liderança da Câmara Municipal, dando sequência à sua participação “ativa e construtiva” como Vereador no presente mandato e por entender que há “necessidade de uma mudança na governação da Câmara” (com áudio).
Conde defende que os cidadãos “continuam a precisar de uma visão autárquica de proximidade, de justiça fiscal e coesão social”.
Considera que o Município continua “deficitário de capacidade de liderança que permita colocar a autarquia em patamares de execução que correspondam ao dinamismo do nosso tecido social e económico” (com áudio).
O candidato a Presidente da Câmara assume que a prioridade central do próximo mandato autárquico será a recuperação social e económica do Município, devendo estar todas as áreas de atuação da autarquia articuladas nesse desígnio (com áudio).
Eduardo Conde garante que “não haverá meias medidas, mas todo o esforço possível na resposta municipal aos impactos da pandemia na vida das pessoas, das empresas e da vivência comunitária.”
Pedro Tróia sublinha o seu “compromisso com a importância da Transparência e do Diálogo na vida autárquica do concelho, num quadro em que a Assembleia Municipal deve ser o epicentro da promoção desses valores e da consequente aproximação entre eleitos e eleitores, tantas vezes arredados do debate público que modela as suas vidas.”
O PS marca assim o arranque do debate em torno das escolhas que os eleitores serão chamados a fazer para o futuro da governação do Município no próximo mandato autárquico.
Os socialistas garantem que colocarão à disposição dos munícipes “equipas e propostas capazes de dar resposta às dificuldades” enfrentadas em nome da qualidade de vida.