O Ministro da Economia e Coesão Territorial visita novas infraestruturas municipais em Anadia.
Castro Almeida visitou, esta semana, várias infraestruturas que se encontram concluídas no concelho de Anadia, nomeadamente a ampliação da Zona Industrial de Amoreira da Gândara, o Alojamento Estudantil de Anadia e a Escola da Bairrada.
O responsável governamental presidiu ainda à tomada de posse dos novos órgãos da Associação Comercial e Industrial da Bairrada, agora liderada por Rui Reste.
O Ministro Castro Almeida mostrou a sua satisfação por ter tido a oportunidade “de assistir a um trabalho de uma presidente de Câmara dinâmica, competente, empreendedora, inconformada e empenhada na resolução dos problemas do concelho”.
Aproveitou o momento para reforçar a aposta na criação de um acesso direto à A1 no território.
“Vimos hoje um conjunto de escolhas concretizadas e bem realizadas, onde se inclui uma excelente zona industrial, bem localizada e que ficará melhor localizada no futuro”, afirmou, tendo adiantado que “o nó de acesso à A1 está na restrita lista dos nós que o Governo está a negociar com a concessionária da autoestrada”.
Nos diferentes locais visitados foram observados investimentos já concluídos.
A ampliação da Zona Industrial da Amoreira da Gândara, com uma área de 36 hectares, representou um investimento superior a 4 milhões de euros, permitindo a disponibilização de 17 novos lotes.
A ampliação veio triplicar a capacidade deste parque industrial, no que respeita aos lotes.
O Alojamento Estudantil, localizado na antiga Escola Secundária de Anadia, contou com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento total superior a 2 milhões de euros.
A infraestrutura dispõe de 56 camas e tem como objetivo responder às necessidades de alojamento de estudantes integrados em ciclos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, permitindo disponibilizar alojamento a custos mais acessíveis, destinando-se prioritariamente a alunos bolseiros deslocados, estudantes nacionais e estrangeiros, bem como a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior em mobilidade nacional ou internacional, nomeadamente das universidades de Aveiro (Campus de Aveiro e Pólo de Águeda) e Coimbra.
A Escola da Bairrada, instalada no rés-do-chão da antiga Escola Secundária de Anadia, resulta de um protocolo de parceria celebrado entre os Municípios de Anadia e da Mealhada, e o Instituto Politécnico de Coimbra, com o objetivo de implementar um polo descentralizado de ensino superior na região.
Este novo espaço, totalmente recuperado e reconvertido, representa um investimento municipal na ordem dos 250.000 euros.
Inicialmente, a oferta formativa inclui cursos técnicos superiores profissionais (CTeSPs), microcredenciações e pós-graduações, em áreas estratégicas para o tecido empresarial da região da Bairrada.
Neste momento, encontram-se abertas as inscrições para o próximo ano letivo, com os CTeSPs em Redes e Sistemas Informáticos e em Vitivinicultura Sustentável.
Maria Teresa Cardoso aproveitou a presença do Ministro da Economia e Coesão Territorial para partilhar “alguns dos constrangimentos e dificuldades” que o Município tem enfrentado, ao longo destes anos, “devido às exigências decorrentes do ordenamento do território que obrigam a interagir com diversas entidades para obtenção de desafetações, pareceres e aprovações, o que frequentemente prolonga os prazos de execução de forma desproporcionada”.
No seu entender, “este tempo burocrático não se coaduna com a urgência e a expectativa dos investidores, e, infelizmente, já nos fez perder boas oportunidades de instalação empresarial”, tendo recordado o facto de “o Plano de Pormenor de Amoreira da Gândara ter demorado cerca de uma década para ser aprovado”.
Sublinhou ainda a importância das acessibilidades, dizendo que “a competitividade dos nossos territórios depende, cada vez mais, da ligação eficiente aos grandes corredores logísticos, e é nesse sentido que reiteramos este apelo que é antigo, mas cada vez mais atual, o acesso direto à autoestrada do norte”.
Relativamente à requalificação da antiga Escola Secundária de Anadia, a autarca afirmou que “o Município congratula-se por ter alcançado este momento simbólico, que devolve à cidade um edifício requalificado, um espaço carregado de memórias, onde tantas histórias de vida se cruzaram”.
No âmbito da tomada de posse dos novos órgãos da ACIB, a edil destacou “a parceria com a Associação, formalizada em outubro de 2023, no âmbito dos Bairros Comerciais Digitais — projeto no valor de 939.000 euros, apoiado pelo PRR, com conclusão prevista já no final de setembro”.
“Estes projetos impõem um ritmo exigente aos municípios. O tempo entre planeamento, adjudicação, entrega e implementação é curto demais para a complexidade envolvida. Por isso, senhor Ministro, apelamos a uma decisão urgente sobre a prorrogação dos prazos, pois, sem ela estará em risco a concretização dos objetivos traçados”, adiantou.