Anadia anuncia um regresso gradual às rotinas.
A autarquia e as Juntas de Freguesia irão proceder à reabertura, de forma condicionada, dos Mercados de Anadia, Sangalhos e Vilarinho do Bairro no próximo fim de semana.
Assim, os Mercados de Anadia e Sangalhos reabrem no sábado, dia 2 de maio, e o de Vilarinho do Bairro, no domingo, 3 de maio.
A reabertura, que será restrita apenas à venda de produtos alimentares, irá obrigar à implementação de um conjunto de regras e procedimentos de segurança que vendedores e público terão de cumprir escrupulosamente.
Tanto vendedores como o público em geral terão de usar obrigatoriamente máscara e cumprir o distanciamento social de dois metros.
Por outro lado, será obrigatória a higienização das mãos, à entrada e saída, com álcool gel que será disponibilizado em cada um destes momentos.
Quanto ao atendimento, será obrigatória a criação de fila única em cada ponto de venda com o afastamento de dois metros.
Estas regras irão vigorar pelo menos durante o período correspondente ao recomendado pela Direção Geral de Saúde.
Quanto aos cemitérios vão abrir a partir do próximo dia 4 de maio, mantendo os horários anteriormente praticados.
Contudo, os funerais irão manter as mesmas regras de segurança, com um limite de 10 pessoas, para além dos responsáveis pela execução das exéquias fúnebres, a fim de evitar uma eventual propagação do surto pandémico.