Os dois projetos escolhidos pelos munícipes no âmbito do processo 'Albergaria Participa 2016 – Orçamento Participativo' estão em fase de conclusão. O canil e gatil de S. Marcos (na foto) e o arranjo urbanístico do cruzamento da Rua da Cruz com a EN-16, em Angeja, estão em fase de conclusão, numa altura em que chega ao fim, na sexta-feira, dia 30 de junho, a fase de votaçãodo Orçamento Participativo 2017.
O canil e gatil, na Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, é uma das escolhas vencedoras de todos aqueles que participaram no Orçamento Participativo 2016. É um equipamento para todo o Concelho que permite recolher, em melhores condições, os cães e gatos errantes. O albergue de animais ocupa uma área de 385 metros quadrados e é composto por 26 celas. Cada cela tem cerca de dez metros quadrados, com um espaço de recinto fechado e outro ao ar livre. O edifício contempla ainda um depósito de rações e um pequeno espaço de arrumos. "O projeto beneficiou ainda da cedência de um terreno por parte do munícipe Serafim Dias dosSantos". O albergue custou 35 mil euros, de acordo com o limite imposto pelo Orçamento Participativo.
Também em fase de conclusão encontra-se o arranjo urbanístico do cruzamento da Rua da Cruz com a EN-16, uma das principais entradas do Concelho e da Freguesia de Angeja. A obra foi adjudicada por cerca de 35 mil euros.
O albergue de animais errantes e o arranjo urbanístico do cruzamento da EN-16 são duas das três propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2016.