Os primeiros apoios aos agricultores afetados pelos incêndios de Setembro chegam, esta semana, às contas dos produtores.
Garantia do Primeiro-Ministro em Albergaria numa sessão com cerca de duas dezenas de afetados que vão ter à sua disposição apoios do Estado.
O PM diz que tem havido rapidez e capacidade de resposta.
"Ainda não passou um mês dos dias aflitivos que Portugal viveu e esta resposta rápida é essencial para que as pessoas possam ter esperança de que vale a pena reinvestirem para poder ter uma vida melhor".
Apesar de reconhecer que as verbas não dão para tudo, promete voltar para nova vaga de apoios.
O autarca de Albergaria pediu celeridade e o PM lembra que já foi aprovado, por unanimidade, um conjunto de instrumentos que "vão tornar mais ágil a ajuda a dar às populações, instituições e empresas".
Foram já adiantados 100 milhões de euros do Orçamento de Estado para fazer face às primeiras respostas.
O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, agradece a “rápida e pronta” resposta do Governo.
“Este esforço concertado é o sinal claro de esperança para que as pessoas possam recuperar e retomar a normalidade das suas vidas; para muitas pessoas a terra é um complemento indispensável para garantir o sustento das suas famílias”.
Albergaria foi dos locais mais afetados pelos incêndios onde arderam mais de 60 habitações e consumida parte da floresta.
Na sessão em Albergaria-a-Velha estiveram ainda presentes o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, o Secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Isabel Damasceno.
O deputado do PSD Paulo Cavaleiro deixou na Comissão Eventual de Acompanhamento do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) a convicção de que o governo está a responder com “rapidez” ao drama provocado pelos incêndios ocorridos durante o mês de setembro.
Na mesma reunião, o ministro Castro Almeida anunciou para esta sexta-feira, dia 11, a entrega dos primeiros cheques a agricultores afetados no distrito de Aveiro.
“É agradável ver que as pessoas estão surpreendidas com a rapidez com que o governo conseguiu encontrar respostas e estão mesmo a sentir que as coisas vão acontecer”, vincou Paulo Cavaleiro na audição no âmbito do acompanhamento da execução e fiscalização do PRR e do programa PT2030.
foto: Câmara de Albergaria