A autarquia de Águeda deu nota nos últimos dias do reconhecimento pela forma como todos se envolveram no combate aos incêndios.
Jorge Almeida assina um documento que relata os contributos para a “resistência”.
“Expresso o meu mais profundo agradecimento, em meu nome pessoal e da Câmara Municipal de Águeda, a todos aqueles que, de forma incansável e corajosa, combateram os fogos que fustigaram o nosso concelho e que causaram um rasto de destruição, com um impacto humano e ambiental enormes”.
Bombeiros, GNR, equipas de socorro, Unidades Locais de Proteção Civil, serviços municipais, presidentes das Juntas e Uniões de Freguesia, e voluntários mereceram esse sinal de agradecimento.
“Uma palavra de gratidão e respeito por todos aqueles que, num cenário complexo de incêndios em várias frentes, de forma direta ou indireta, arriscaram a sua vida para proteger as populações e se mobilizaram para ajudar os outros”.
A nota da autarquia foi também de “solidariedade” para com todos as pessoas, famílias, empresas afetados por este incêndio.
“Vivemos, neste dias, momentos muito difíceis e, num fase inicial, sem os meios necessários para acudir a todas as populações que, numa situação angustiante, pediam ajuda e para as quais não foi humanamente possível chegar em tempo útil. As características do incêndio, o vento forte e com ignições em vários lados e ao mesmo tempo, tornou impossível o socorro atempado às populações que se sentiram, em algumas povoações do concelho, desapoiadas e desacompanhadas neste momento de aflição. A minha solidariedade vai inteiramente para elas”.
Jorge Almeida diz que foram dias que mostraram o “espírito de solidariedade e de generosidade”.
“Não posso esquecer todos os que apoiaram, contribuíram com recursos e donativos, as nossas forças de combate e a todos os que, mesmo à distância, manifestaram a sua solidariedade para com o povo aguedense.
Apesar de a cicatriz deixada pelos incêndios ainda estar bem presente, acreditamos na renovação da esperança, na capacidade de lutar e na resiliência dos nossos cidadãos para reerguer e reconstruir. Juntos, vamos conseguir”.