Águeda garante 8 carreiras municipais e 9 inter-regionais/intermunicipais no novo serviço Busway.
O novo concessionário de transportes públicos municipais e intermunicipais mereceu apresentação no largo 1º de Maio no palco do AgitÁgueda.
A autarquia assegura que número, zonas e horários “poderão sofrer alterações, tendo em conta as necessidades que forem sendo apresentadas”.
Entre as soluções de mobilidade está a que resulta de um diálogo entre o Município, a CIRA e a empresa com a CP – Comboios de Portugal, com quem Águeda tem um trabalho de parceria para a interligação com a rede ferroviária.
Neste momento, são disponibilizadas 22 ligações diárias, na Linha do Vouga, entre Águeda e Aveiro, um serviço que será mantido.
A intermodalidade e a implementação de soluções de mobilidade suave é uma das preocupações estratégicas do Município de Águeda, que destaca este novo serviço que “cria condições para usarmos mais os transportes públicos, algo absolutamente essencial num mundo que se quer moderno”.
De referir ainda que, no âmbito das obras de requalificação do Largo da Estação da CP, em Águeda, este espaço será transformado numa gare rodo-ferroviária, “um desígnio há muito ansiado e que vamos concreizar”, disse Jorge Almeida.
O autarca reclamou uma distribuição de apoios mais equitativa num país desequilibrado.
Numa nota sobre o sistema de incentivos ao setor dos transportes, o PART, que permite, por exemplo, a disponibilização gratuita de serviços de transporte, Jorge Almeida aponta falhas na distribuição dos meios financeiros.
“É preciso lembrar que 85% do valor fica na Região de Lisboa, 10% vão para o Porto e os outros 5% vão para o resto do país. É demasiado pouco”.