O presidente da Câmara de Águeda afirma preocupação pelo encerramento do IC2 à circulação entre Águeda e Albergaria.
O trânsito de pesados e ligeiros está a ser desviado por arruamentos urbanos devido ao aluimento de terras que destruiu parte da estrada nacional na zona de Serém, na freguesia de Macinhata.
Este é um dos principais eixos rodoviários do país e faz a ligação entre a zona da A25 em Albergaria, o concelho de Águeda e concelhos a sul como Anadia e Mealhada.
O autarca de Águeda afirma que o que aconteceu foi de todo inesperado (com áudio)
A proteção civil reporta a ocorrência às 22h36 como movimento de massa que arrastou a estrada e postes de energia deixando aquela área às escuras.
Trata-se de um aluimento de terras que deixou uma cratera gigante na estrada interrompendo a circulação nas três faixas de rodagem.
Em área de forte industrialização a interrupção levanta problemas (com áudio).
Jorge Almeida antevê meses de trabalho até à reabertura da via (com áudio)
Aluimento que aconteceu perto do cruzamento da Pousada de Serém.
A Infraestruturas de Portugal informa que durante a noite de ontem ocorreu um deslizamento dos terrenos da encosta contígua ao IC2, originando o abatimento da plataforma rodoviária ao km 241,500, em Águeda, o que obrigou ao corte integral da circulação neste troço.
O tráfego está a ser desviado por vias locais e os percursos alternativos estão devidamente assinalados.
As equipas operacionais e de engenharia da IP deslocaram-se de imediato para o local, e encontram-se a monitorizar a situação no sentido de definir a melhor solução que permita a reposição das condições de circulação.
Face à dimensão do aluimento de terras, não é ainda possível adiantar mais informações sobre a intervenção a realizar.
A IP fará novo ponto de situação assim que se justifique.