Finalista nos prémios “Município do Ano Portugal 2014”, Estarreja, com o BioRia, esteve representada na Conferência dos Prémios - Município do Ano, na qual os nomeados e vencedores da edição de 2014 apresentaram os projetos candidatados, "com vista à disseminação de boas práticas".
A Conferência de partilha de resultados dos Prémios “Município do Ano Portugal 2014” teve lugar no início deste mês (5 de Março) na Universidade do Minho, em Braga. O Município de Estarreja foi escolhido entre uma centena de candidaturas apresentadas a concurso e na qualidade de finalista deu a conhecer o BioRia.
O projeto de conservação da natureza e biodiversidade da Câmara Municipal de Estarreja, "nasceu com o desafio de reavivar a identidade perdida no tempo, valorizando o ecossistema natural local e cumprindo um dos principais desígnios do Município: 'Virar o Concelho para a Ria'. Conhecer para aprender a valorizar e conservar foi a política que norteou este projeto".
Através da requalificação de zonas ambientalmente degradadas "foi criada uma Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis, em contacto direto com a natureza, que hoje é constituída por 8 trilhos (Salreu, Rio Jardim, Bocage, Rio Antuã, Rio Gonde, Ribeiras de Pardilhó, Ribeiras de Veiros e Fermelã) que se estendem por cerca de 50 km".