A SUMA regressa na segunda (23) às escolas de Ílhavo para mais uma campanha ambiental. “Isto também foi pago” pretende alertar para o valor dos resíduos e para as vantagens individuais e coletivas da reciclagem como estratégia de combate ao desperdício e despesismo.
A nova campanha da SUMA, que surge na sequência dos investimentos efetuados em sensibilização ambiental conjuntamente com o Município de Ílhavo, tem como principal objetivo sensibilizar para a necessidade de reverter os hábitos de consumo, minimizando o impacto que opções incorretas têm nos bolsos dos consumidores, direta e indiretamente, e nas contas municipais.
Poupança doméstica por combate ao desperdício corresponde ao principal conceito transmitido nas ações diretas com o público, que levam para casa a mensagem de que o lixo que compram para embalar os produtos, porque é pago, deve ser encarado como recurso com valor de matéria-prima, que dá origem a inúmeros produtos mais baratos e acessíveis, e permite ter outros ganhos em esforço, tempo e dinheiro.
Os alunos são desafiados a fazerem “depósitos” nos mini-ecopontos que a SUMA disponibilizará em cada sala de aula dos alunos de escolas da educação pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico.