A segunda fase da Central Fotovoltaica para Autoconsumo da Revigrés foi inaugurada esta semana.
Em funcionamento estão 7.328 painéis fotovoltaicos e uma potência de 2.9MWp, que resultam numa produção de energia solar de 4 GWh/ano.
Conseguir poupanças para a empresa foi a aposta que deu corpo ao investimento.
Marcaram presença na inauguração, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, o Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, a Secretária de Estado da Energia e do Clima, Ana Fontoura Gouveia, o Presidente da APICER, José Pratas, e o Presidente da Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários, Hugo Santos Ferreira.
Victor Ribeiro, CEO da Revigrés refere que “a segunda fase da instalação da Central Fotovoltaica de Autoconsumo da Revigrés permitiu-nos reforçar a produção de energia limpa de 1,2GWh/ano para cerca de 4GWh/ano. Com esta aposta, perto de 20% da energia consumida nas nossas unidades fabris provem de fontes renováveis, evitando a emissão de 1826 toneladas de CO2 por ano. Mais um marco importante, numa já de si ampla política de sustentabilidade, o que nos permite afirmar que a nossa cerâmica é mesmo verde.”
A Helexia foi a empresa parceira responsável pela projeção, concretização e implantação desta nova fase da central fotovoltaica, possibilitando à Revigrés a duplicação da sua capacidade de produção de energia limpa.
Com o novo parque fotovoltaico é também possível uma redução nas emissões de CO2 em 1826 toneladas/ano, o que corresponde à plantação de cerca de 47 mil árvores.
“O setor da indústria em Portugal tem um enorme potencial para melhorar a competitividade através da descarbonização da geração de energia, que progressivamente pode ser local e renovável devido à evolução da tecnologia e da regulamentação. O setor onde se insere a Indústria da Cerâmica teve em 2021 um autoconsumo de eletricidade abaixo de 0.9%, de acordo com dados oficiais, quando o potencial global é da ordem dos 13%, segundo um estudo publicado pela Helexia. Atingir um autoconsumo perto dos 20%, permite à Revigrés beneficiar de um custo de eletricidade competitivo e de aumentar a sua independência energética a longo prazo.” comentou Pedro Antão Alves, Diretor Comercial da Helexia.
A Revigrés planeia um futuro assente numa “estratégia de otimização de processos” e em “objetivos comerciais ambiciosos”, apoiados na inovação tecnológica e em soluções cerâmicas diferenciadoras, com foco na sustentabilidade.
Destaque para a co-promoção de dois projetos integrados nas Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial do Plano de Recuperação e Resiliência, tendo em vista o cumprimento das metas da Neutralidade Carbónica.
Aposta em novas tecnologias, formas de energia mais eficientes e desenvolvimento de produtos inovadores, resultantes de processos mais sustentáveis e ecoeficientes.