A Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA) e a Universidade de Aveiro (UA) homenagearam hoje de manhã o vice-cônsul de Portugal no Ceará (Brasil).
O aveirense, nascido em Eixo há 49 anos, Francisco Neto Brandão (na foto), foi homenageado numa cerimónia em que o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário primou pela ausência, apesar de ter sido anunciado previamente.
A sessão contou a participação de entidades nacionais e brasileiras que abordaram a realidade dos mercados comerciais e institucionais dos dois países. "A nossa obrigação é fazer o que é correcto, é o nosso dever. Sobre o reconhecimento público, ele virá de uma forma ou outra. Fazer o que é correcto é um 'lugar solitário' mas onde estamos em paz. Esta homenagem faz-me feliz", disse Neto Brandão que nasceu em Eixo. "Eixo é a terra do meu pai, a minha mãe saiu daqui grávida. Nasci em Fortaleza mas, morei aqui desde os dois anos de idade, tive uma infância extraordinária", recordou. "Trabalhei na Revigrés e no IPAM, estou-lhes grato", referiu Francisco Neto Brandão.
José Eduardo Matos, em representação da Comunidade Inter-Municipal da Região de Aveiro (CIRA), falou do esforço feito no contexto do Plano Operacional do Centro, que representou um investimento global de cerca de 500 milhões de euros na região.
"Conseguimos um investimento de 500 milhões de euros nos últimos anos, através das empresas, entidades públicas e instituições não lucrativas. Houve boa capacidade de realização com apoios financeiros europeus. Isto significa que trabalhámos projectos comuns que excederam muitas expectativas iniciais".
Foram declarações feitas no âmbito do Seminário intitulado 'A Missão do Ceará em Portugal'.
Em Aveiro está uma delegação de empresários e entidades brasileiras do Estado do Ceará. O objectivo da missão brasileira a Aveiro, na sequência de protocolos existentes entre diferentes entidades e a AIDA, é o de apresentar o Brasil, especificamente o Estado do Ceará, como destino de investimento estrangeiro e plataforma de distribuição comercial. A delegação brasileira apresentou em Aveiro, nas instalações da AIDA, oportunidades e incentivos ao investimento no Estado do Ceará e em Portugal.