A Gestamp, empresa de componentes para automóvel localizada em Nogueira do Cravo, Oliveira de Azeméis, está a investir 20,6 milhões de euros numa nova unidade produtiva com recurso a uma nova tecnologia que permitirá construir veículos mais amigos do ambiente.
O investimento foi contratualizado com a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e permitirá aumentar a capacidade produtiva utilizando a estampagem quente na produção de componentes naquela que é a primeira linha em Portugal a utilizar esta tecnologia.
O novo modelo produtivo responde às exigências do mercado que são a utilização de materiais mais leves tornando os veículos mais económicos e menos poluidores.
O investimento vai permitir criar 35 novos postos de trabalho, 14 dos quais altamente qualificados.
Segundo o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, o contrato assinado entre a Gestamp e a AICEP significa que o país tem “boa capacidade de atração de investimento estrangeiro” e que Portugal tem condições para receber centros de competências no setor das tecnologias mais inovadoras para o novo paradigma da mobilidade elétrica e autónoma.