O Banco Europeu de Investimento garante apoio à modernização e ampliação da fábrica de pasta de papel da The Navigator Company, em Cacia, com um empréstimo de 25 milhões de EUR de financiamento para melhorar a eficiência e a competitividade da empresa.
Este financiamento do BEI, que permitiu modernizar e ampliar a fábrica de modo a aumentar a sua eficiência e produção, induzirá um aumento de 20 % na sua capacidade de produção anual.
Simultaneamente, este projeto contribui para a melhoria do desempenho ambiental da fábrica através de um maior recurso às energias renováveis.
A operação é destacada pela criação de emprego com ganhos também por via indireta com a estimativa de criação de oito postos de trabalho na região por cada emprego na empresa.
A substituição da utilização de fuelóleo por gás natural na fábrica de Cacia aumentará não só a sua capacidade de produção, como também reduzirá as emissões de gases com efeito de estufa.
A fábrica de pasta de papel em Cacia processará exclusivamente biomassa proveniente de florestas certificadas segundo sistemas de certificação florestal internacionalmente reconhecidos.
Román Escolano, Vice-Presidente do BEI, e Diogo da Silveira, CEO da The Navigator Company, reuniram-se hoje em Lisboa.
O Vice-Presidente do BEI, Román Escolano, sublinhou o impacto positivo do projeto na economia da região. “Este investimento em Portugal está a contribuir para aumentar a eficiência e reforçar a competitividade da fábrica de Cacia, melhorando simultaneamente a sua sustentabilidade ambiental. A modernização da fábrica de pasta de papel ajuda a preservar e criar emprego em Aveiro”.
Diogo da Silveira, CEO da The Navigator Company, destacou a importância do apoio do BEI a uma empresa líder de mercado em Portugal e na Europa. “Graças a este acordo entre o BEI e a NVG, a nossa empresa poderá prosseguir o seu caminho de crescimento sustentável na Europa”.