A Agência Portuguesa do Ambiente colocou em consulta pública o licenciamento ambiental do Terminal Intermodal do Porto de Aveiro.
A Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) arranca hoje e prolonga-se até 22 de janeiro.
O projeto prevê a construção de um Terminal, a sul da Zona de Atividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro e a nascente do Terminal de contentores e Ro-Ro, com uma área total de aproximadamente 10 hectares.
Visa a melhoria do feixe de linhas capacitadas para a operação de composições ferroviárias até 750 metros de comprimento.
Aposta no aumento da eficiência do acesso do Porto de Aveiro à rede ferroviária nacional e ao Corredor Atlântico da Rede Transeuropeia de Transportes, aumentando o hinterland do porto alargado à região de Castela e Leão e promovendo um incremento da oferta de serviços intermodais.
Esta é considerada uma obra de impactes negativos “pouco significativos e minimizáveis”.
A obra, de 16 meses, vai obrigar a recorrer a maquinaria pesada e veículos pesados de transporte de materiais, colocando o ruído como principal risco a mitigar.
Quanto à operação depois de concluída a obra e ativada a estrutura passa o porto de Aveiro para um novo patamar com mais movimento, mais emprego e economia mais robusta.
Uma das consequências imediatas é o reforço da capacidade do Porto de Aveiro em termos de movimentação de carga contentorizada.
No cenário mais optimista, o Porto de Aveiro pode entrar na nova década com um total de 6 comboios diários no transporte de carga.
De forma a garantir o acesso à informação e a participação pública, a Agência Portuguesa do Ambiente, enquanto Autoridade Nacional para o Licenciamento Único de Ambiente (ANLUA), informa que os elementos constantes do pedido de licenciamento se encontram disponíveis para consulta, durante 30 dias úteis, no portal Participa, que pode, também, ser acedido em apambiente.pt.