A Universidade de Aveiro acolhe, esta quarta-feira, o encontro europeu sobre o futuro dos materiais avançados.
Evento de dois dias, a 26 e 27 de novembro, é uma iniciativa estratégica no contexto da implementação da comunicação sobre materiais avançados para a liderança industrial, atualmente em curso na União Europeia.
O encontro é organizado pela investigadora Paula Vilarinho (DEMaC/CICECO) e pelo Technology Council for Advanced Materials, com o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI).
As presenças anunciadas dos ministros da Ciência e da Economia afinal não se confirmam.
O ministro da Economia não estará presente e o da Inovação estará em mensagem vídeo que abrirá o encontro.
Num momento em que avançam os preparativos para o Advanced Materials Act, cuja proposta será apresentada pela Comissão Europeia em 2026 para reforçar a competitividade industrial, acelerar a inovação e garantir a liderança europeia em tecnologias críticas, este encontro reúne decisores, académicos, indústria e entidades públicas para discutir prioridades, barreiras e oportunidades no ecossistema europeu de materiais avançados.
Os Materiais Avançados são reconhecidos pela União Europeia como uma das 10 tecnologias críticas para a segurança económica, desempenhando um papel central na competitividade, sustentabilidade e autonomia industrial, com impacto direto em setores como energia, mobilidade, construção, eletrónica, saúde, indústria avançada ou economia circular.
Este encontro pretende contribuir para o desenho de políticas públicas, orientar investimento e fortalecer a capacidade industrial europeia, num momento decisivo para a formulação do Advanced Materials Act 2026.
Em Aveiro o encontro decorre no Auditório Renato Araújo, Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro e no Porto no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP).