IP prepara segundo concurso da linha de alta velocidade entre Oiã e Coimbra.

A Infraestruturas de Portugal adianta que o segundo concurso da linha de alta velocidade entre Porto e Lisboa, no troço entre Oiã (Oliveira do Bairro) e Coimbra, deverá ser relançado “a muito breve trecho”.

Em resposta à agência Lusa, a IP disse que o processo de lançamento da segunda parceria público-privada (PPP) da linha de alta velocidade “encontra-se na sua fase final de aprovação, sendo expectável o seu lançamento a muito breve trecho”, não indicando data concreta sobre quando tal poderá acontecer.

Anteriormente, a IP tinha afirmado que esse novo concurso público deveria ser lançado a 31 de maio, tendo já passado cerca de dois meses do prazo na altura apontado.

Esta segunda PPP surge depois de um primeiro concurso lançado em julho de 2024, que recebeu uma única proposta, chumbada pelo júri, depois de propor o desvio da estação da linha de alta velocidade de Coimbra-B para Taveiro, fora da cidade de Coimbra, ao contrário do previsto no projeto.

Este novo concurso mantém a estação em Coimbra-B, mas reduz vários encargos da concessão, encurtando o traçado previsto nesta PPP, que anteriormente terminava em Soure, e que agora ficará em Taveiro.