Fitur: Centro de Portugal apresenta estratégia de promoção turística.

Centro de Portugal, Alentejo e Ribatejo e Extremadura espanhola apresentaram, esta quinta, na Feira Internacional de Turismo, em Madrid, as iniciativas previstas para 2026 no âmbito da sua estratégia integrada de promoção turística.

A apresentação decorreu no stand do Turismo da Extremadura (Pavilhão 7) e contou com as intervenções de Rui Ventura, presidente da Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, José Manuel Santos, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, e Óscar Mateos, diretor-geral de Turismo da Junta da Extremadura.

Este momento serviu para dar a conhecer as principais linhas da estratégia conjunta para 2026 e 2027, assente na “valorização do património histórico-cultural comum”.

A antiga fronteira – a Raia – é assumida como um eixo de cooperação e oportunidade, transformando-se num “elemento diferenciador da proposta turística conjunta”.

A apresentação foi seguida por um encontro gastronómico ibérico, no qual os produtos representativos do Centro de Portugal, do Alentejo e da Extremadura estiveram em destaque.

Chefs das três regiões confecionaram um menu conjunto, reforçando a gastronomia como um dos pilares identitários e promocionais desta estratégia transfronteiriça.

A apresentação da estratégia conjunta do Centro de Portugal, do Alentejo e Ribatejo e da Extremadura decorreu num dia de forte simbolismo institucional na FITUR, marcado pela visita, na parte da manhã, dos Reis de Espanha, ao stand do Turismo de Portugal, onde está inserido o espaço do Centro de Portugal.

A coincidência destes dois momentos – a visita dos Reis de Espanha e a apresentação da estratégia transfronteiriça – evidenciou a solidez das relações institucionais e a centralidade da cooperação ibérica no posicionamento internacional dos destinos de interior.

Destacaram-se momentos de promoção gastronómica, cultural e experiencial.