A Festa do Leitão de Águeda abre portas esta quarta e coincide com o arranque da 26ª Volta a Portugal do Futuro em ciclismo.
“Restaurante do Capador”, “Vidal Agostinho” e “Mugasa” são nomes incontornáveis entre os assadores que marcam presença a que se junta, este ano, pela primeira vez, uma mostra de marisco de um restaurante galego.
Esta mostra comercial é ponto de encontro gastronómico e cultural e este ano alargou fronteiras. Bruno Almeida, presidente da Associação Comercial de Águeda, explica tratar-se da promoção de um dos símbolos gastronómicos mais fortes da região e do país também no exterior.
“Promovemos há 25 anos este ex-libris da gastronomia da Bairrada, a Festa do Leitão, e este ano conseguimos conciliar o início deste evento com a primeira etapa da Volta a Portugal do Futuro. Para nós é fantástico conciliar estes dois eventos no mesmo dia”.
A prova vai começar em Águeda, esta quarta, e vai terminar no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, a 9 de Setembro. Serão percorridos 613 quilómetros divididos por seis etapas.
Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, aquando da apresentação informal da Volta Sub23 afirmou que faz todo o sentido a ligação ao evento uma vez que “Águeda é a capital da bicicleta”.
“Temos grandes empresas que vivem do ciclismo e da indústria das bicicletas e é tradicional que se realizem provas no nosso concelho".
A animação musical da abertura está a cargo de Quim Barreiros e estão garantidas atuações de Tunas Académicas e bandas galegas.