BIKiNNOV lidera proposta estratégica para a mobilidade do futuro no Encontro Ciência e Inovação.
O BIKiNNOV, representado pelo seu Diretor Executivo, David Macário, apresentou uma proposta conjunta no Encontro Ciência e Inovação 2026 organizado pela Agência para a Investigação e Inovação (AI²), que decorreu em Lisboa, no dia 16 de julho de 2026, reunindo universidades, centros de tecnologia, associações empresariais, empresas e clusters em torno de uma visão comum para afirmar a mobilidade, a indústria e a descarbonização como áreas estratégicas para o desenvolvimento científico, tecnológico e económico do país.
O BIKiNNOV liderou a apresentação da proposta “Mobilidade, Indústria e Sociedade para uma Economia Descarbonizada e Inteligente” no Encontro Ciência e Inovação 2026, no âmbito da sessão temática “Mobilidade, Robótica e Construção” que tem como objetivo identificar as áreas de financiamento da Lei da Ciência.
A iniciativa pretende contribuir para a definição das prioridades estratégicas nacionais de investigação e inovação, valorizando uma abordagem integrada entre mobilidade, indústria, energia, digitalização e sustentabilidade.
A proposta resulta de um trabalho colaborativo promovido pelo BIKiNNOV em conjunto com o Instituto de Telecomunicações – Polo de Aveiro, o Instituto Politécnico de Coimbra, o STAR Institute, a ABIMOTA, o Cluster Mobinov, a Ciclofapril e a HFA, envolvendo entidades do sistema científico e tecnológico, estruturas de interface, associações empresariais e empresas com intervenção relevante nas cadeias de valor da mobilidade, da indústria e da inovação.
“Esta proposta demonstra que Portugal tem capacidade científica, tecnológica e industrial para afirmar a mobilidade e a indústria sustentável como áreas estratégicas de desenvolvimento. Ao reunir universidades, centros tecnológicos, associações empresariais, empresas e clusters, queremos contribuir para que o conhecimento se transforme em inovação, competitividade e valor para a economia nacional”, afirma David Macário, Diretor Executivo do BIKiNNOV.
A iniciativa defende a necessidade de reforçar a aposta científica e tecnológica em soluções capazes de acelerar a mobilidade sustentável, a transição energética, a digitalização dos sistemas produtivos e a descarbonização da economia. Ao articular conhecimento científico, capacidade industrial e transferência de tecnologia, a proposta procura criar condições para gerar valor económico, qualificar emprego, reforçar a competitividade das empresas portuguesas e posicionar Portugal em cadeias de valor estratégicas à escala europeia.
Com esta participação, o BIKiNNOV reforça o seu papel enquanto entidade de interface entre ciência, tecnologia e indústria, assumindo um contributo ativo para a construção de políticas públicas de investigação e inovação orientadas para os desafios económicos, ambientais e sociais do país.
A proposta apresentada demonstra que a mobilidade e a indústria podem constituir motores de transformação sustentável, inovação aplicada e desenvolvimento económico para Portugal.
O evento contou ainda com a participação do Ministro da Educação, Ciência e Inovação e da Comissária Europeia para as Startups, Investigação e Inovação, sublinhando a relevância estratégica da iniciativa para o ecossistema nacional e europeu de inovação.