“Sun Care Box” inova na venda de protetores solares com máquinas automáticas de proximidade e preços fixos.
O conceito é português e está patenteado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial e na base deste projeto está um aveirense.
O projeto de inovação concebido em Aveiro já está a ser testado na hotelaria do Algarve, com a marca Nivea.
O objetivo das novas vending machines é assegurar que protetores solares e outros produtos dessa gama fiquem disponíveis “onde realmente fazem falta”, permitindo ao consumidor final uma compra automática e cómoda em pontos estratégicos dos roteiros frequentados por veraneantes, banhistas e turistas.
Com sistema de gestão remota, os novos equipamentos garantem ainda acondicionamento térmico adequado sem inflacionamento dos preços.
Luís Teles concebeu o conceito das Sun Care Boxes, máquinas de venda automática que, à semelhança do que já acontece com tabaco, bebidas e snacks, começaram este ano a distribuir em Portugal protetores solares e outros produtos da mesma gama.
“Comodidade” é a palavra-chave para esse profissional de Aveiro com formação académica em Turismo e Eventos, já que, ao longo dos anos, foi detetando uma crescente dificuldade por parte dos turistas em localizar protetores de marcas credíveis nos seus hotéis e nas praias mais frequentadas, o que os obrigava a percorrer distâncias pouco compatíveis com estadias curtas ou a negligenciar cuidados de saúde essenciais.
“A ideia do conceito na base da Sun Care Box surgiu num Verão em que estive numa unidade hoteleira e acabei por apanhar uma queimadura solar por comodismo, já que, quando me acabou o protetor, não me apeteceu sair do hotel para ir comprar um num supermercado”, recorda Luís Teles.
“Comecei a reparar que era frequente ver inúmeros turistas estrangeiros com queimaduras idênticas à minha, pelo que deduzi que tivessem o mesmo problema: viajaram de avião, foram diretos para o hotel, queriam aproveitar ao máximo os seus dias de férias e, por causa disso, descuidaram-se com a sua saúde e sujeitaram-se ao risco de grandes malefícios causados pela excessiva exposição solar”.
Cada máquina tem capacidade para acomodar até 250 produtos da mesma marca.
Agora admite avançar para uma solução de franchising como forma de distribuir as máquinas.