O presidente da Câmara de Ílhavo assume que ainda está para perceber como pode um país assumir a economia azul ou a força do alargamento da sua plataforma continental sem barcos ou sem investigação.
Fernando Caçoilo aproveitou a abertura do seminário “Desafios do Mar Português” para questionar o país que gosta de congressos, seminários e conferências mas que deve pensar seriamente no investimento (com áudio)
“Sustentabilidade e Literacia Azul” foi o tema escolhido para a edição deste ano do seminário. Álvaro Garrido, consultor do MMI, não esconde que nota algum afastamento entre a área científica e a cultura marítima.
E salienta que é deste princípio que resulta a aposta na edição deste ano (com áudio)
O objetivo principal desta edição passou por sensibilizar a sociedade sobre o seu relacionamento e a sua ligação ao mar, seja do ponto de vista das ameaças (nomeadamente as ambientais), seja ao nível das oportunidades e do conhecimento que os oceanos potenciam.
Na lista de oradores estiveram o Presidente da Direção Executiva da Fundação Oceano Azul, Tiago Pitta e Cunha, e o Diretor do Royal Museums Greenwich (Londres), Kevin Fewster, que garante uma dimensão internacional ao evento.