A Turismo Centro de Portugal associa-se à criação de um novo troféu que vai premiar os melhores jovens surfistas da região Centro na Liga MEO Surf 2026.
O Turismo do Centro Award será atribuído aos melhores atletas Sub-18 nas duas etapas da competição realizadas na região – na Figueira da Foz e em Peniche –, com os primeiros vencedores a serem conhecidos no Bom Petisco Peniche Pro, quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2026, que decorre entre 30 de outubro e 1 de novembro.
A nova distinção resulta da parceria entre a Turismo Centro de Portugal e a Associação Nacional de Surfistas e pretende valorizar os jovens talentos do surf da região, reforçando simultaneamente a ligação entre a modalidade e a promoção turística do Centro de Portugal.
Rui Ventura, Presidente da Turismo Centro de Portugal, considera que esta parceria “se enquadra plenamente na estratégia de promoção da região Centro”, destacando o papel do surf na marca MOVE Centro Portugal – The Sports Region e na afirmação do território como destino de excelência para o turismo ativo e desportivo.
“O surf reúne características que são muito importantes para a nossa estratégia: está profundamente ligado à natureza, ao bem-estar e à sustentabilidade e tem uma enorme capacidade de atração, gerando fluxos turísticos ao longo de todo o ano. O facto de duas das cinco etapas da Liga MEO Surf decorrerem em território do Centro de Portugal demonstra bem a relevância da nossa costa para o panorama do surf nacional e internacional”, afirma Rui Ventura.
Depois de a classificação ter começado a definir-se na etapa inaugural da temporada, na Figueira da Foz, Ana Mel, de Peniche, e Guilherme Caetano, de Aveiro, estão entre os jovens atletas que chegam à última etapa da Liga MEO Surf com aspirações à conquista do novo troféu.
Para Ana Mel, atual top 16 da Liga MEO Surf 2026 e tricampeã nacional Sub-16 em título, o novo prémio constitui uma motivação adicional.
“É um troféu que gostava muito de conquistar. Qualquer reconhecimento pelo trabalho que fazemos ao longo da época é uma motivação extra, especialmente sendo um prémio para jovens surfistas. É também uma excelente forma de incentivar a nova geração a continuar a trabalhar e a acreditar nos seus objetivos”.
Também Guilherme Caetano, atualmente no top 70 da Liga MEO Surf, destaca a importância da distinção para os jovens atletas da região.
“Iniciativas como esta são muito importantes porque dão mais visibilidade aos jovens surfistas e valorizam o nosso trabalho dentro de água. Além disso, ajudam a promover o surf na região Centro e acabam por puxar os mais novos, fazendo com que tenham vontade de participar na Liga MEO Surf e competir ao mais alto nível nacional”.
A parceria com a Associação Nacional de Surfistas integra a aposta da Turismo Centro de Portugal no turismo desportivo, valorizando eventos capazes de promover os territórios, combater a sazonalidade e aproximar novos públicos do Centro de Portugal.
A Liga MEO Surf 2026 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Montebelo, Pingo Doce, Quiksilver, Move Centro Portugal e Visit Portugal, contando ainda com os apoios locais dos municípios envolvidos e o apoio técnico das associações e clubes de surf parceiros