Diogo Carvalho foi 4.º na final dos 200 estilos no Europeu de Copenhaga 2017. O nadador do Galitos/Bresimar falhou o pódio por dois centésimos com o tempo de 1.54,18 minutos melhorando o seu registo das eliminatórias (1.54,58). O recorde nacional pertence-lhe com 1.53,45 em Netanya 2015.
O sportinguista Alexis Santos foi 7.º com 1.54,85, recorde pessoal, melhorando a marca do apuramento da manhã (1.55,14).
Diogo Carvalho confessa que não tinha a expetativa de chegar às medalhas mas sentiu que poderia ter ido mais longe depois de confirmar a presença na final.
“Não vinha com expectativa de medalhas, mas quando cheguei à final sabia que poderia voltar a tentar um lugar no pódio. Dois centésimos do pódio é muito pouco… mas pronto é a minha nona final europeia. Estes resultados são o fruto de um trabalho e dedicação à natação, ao clube, à minha cidade e ao país e não tanto de talento. Quanto à competição senti que tinha alguma margem para poder fazer melhor de tarde. Controlei os adversários da pista três e um, mas a viragem para bruços não foi bem conseguida. Trabalhamos muito para isto mas por vezes não sai tão bem. Fiz a minha grande aposta nesta distância olímpica. Agora vou ver se recupero para desfrutar em outras competições”, disse em declarações ao site da Federação de Natação.