Basquetebol: Portugal vence torneio internacional de Braga. Amarante deixa indicadores positivos.

A Seleção Nacional de Basquetebol, conhecida como “Linces”, conquistou o Torneio Internacional de Braga, somando duas vitórias em dois jogos de preparação para o Eurobasket 2025.

Na sexta-feira (15 ago), Portugal impôs-se à Islândia por 83-79, num encontro equilibrado até ao final.

No sábado (16 ago), confirmou o bom momento ao vencer a Suécia por 78-61.

No jogo de abertura do torneio triangular, entre nórdicos, os islandeses venceram os suecos por 70-73.

Em três dias de torneio, marcaram presença cerca de 4.000 adeptos lusos no Forum Braga.

Na formação das "quinas" esteve Francisco Amarante, natural da Gafanha da Nazaré (na foto).

Frente à Islândia, registou 4 pontos, 4 ressaltos, 2 assistências e 2 roubos de bola, contribuindo em várias áreas do jogo.

Contra a Suécia, voltou a mostrar solidez defensiva, acrescentando 2 pontos e 4 ressaltos.

Antes da competição em Braga, Portugal já tinha realizado um estágio em Espanha: em Málaga, bateu a seleção principal de Espanha, atual campeã europeia, por 76-74, perdeu pela margem mínima com a Espanha "B" (64-63) e, em Madrid, não conseguiu superar a Argentina, caindo por 84-70.

A equipa orientada por Mário Gomes prepara agora a presença no Grupo A do Eurobasket 2025, em Riga, Letónia, onde vai medir forças com a Sérvia (nº2 do ranking mundial), a anfitriã Letónia, a República Checa, a Turquia e a Estónia.

A estreia está marcada para 27 de agosto, frente aos checos.

Dois dias depois (29) enfrenta a Sérvia de Nikola Jokic e no dia seguinte (30) a Turquia; a 1 e 3 de setembro tem pela frente a Letónia e a Estónia, respetivamente. Quatro das seis equipas avançam para os quartos de final.

A 42.ª edição do Europeu decorrerá entre 27 de agosto e 14 de setembro de 2025, com organização partilhada pela Letónia, Chipre, Finlândia e Polónia.

A Seleção Nacional tem agendado um último jogo de preparação dia 21 agosto 2025, às 18h00, frente ao Sporting CP, no Pavilhão Multiusos de Sines.

Texto e foto: Hugo Parracho