Beja e Aveiro entre os vencedores do torneio nacional de futebol de rua.
A cidade alentejana acolheu, entre os dias 23 e 27 de julho, a Grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, uma iniciativa da Associação CAIS em parceria com a Câmara Municipal de Beja e diversos parceiros e patrocinadores.
Este ano a Grande Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua voltou a afirmar-se como uma celebração de inclusão, cidadania e superação pessoal, envolvendo mais de 300 participantes de todo o país, contanto, ainda, com equipas internacionais do México e da Polónia.
No torneio masculino, a vitória foi para Aveiro, com a Madeira a assegurar o segundo lugar.
Na competição feminina, a equipa da casa conquistou o primeiro lugar, seguida por Viseu, que garantiu a segunda posição.
Foram também atribuídos prémios que reconheceram o fairplay e a qualidade técnica, tanto a nível individual como de equipa:
Melhor Jogadora - Jacinta, de Viseu - Promotor distrital: Adamastor
Melhor Jogador - David, de Aveiro - Promotor distrital: Município de Aveiro
Prémio Fairplay - Açores - Promotor regional: Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande
Melhor equipa técnica feminina - Promotor distrital: O Companheiro IPSS, Lisboa
Melhor equipa técnica masculino - Promotor distrital: ADM Estrela, Castelo Branco
Ao longo de cinco dias, Beja foi o centro do Futebol de Rua em Portugal, com uma programação que foi muito além da vertente desportiva e incluiu atividades culturais, recreativas e educativas que convidaram a comunidade local e visitantes a envolverem-se numa celebração do futebol enquanto ferramenta de transformação social.
O Torneio Nacional de Futebol de Rua contou, uma vez mais, com o apoio da FIFA Foundation, UEFA Foundation, Federação Portuguesa de Futebol, IPDJ, Programa Nacional de Desporto para Todos, Agência Nacional Erasmus+ JD/CES, APAF, Fundação LUSO, Fundação Auchan, entre muitas outras entidades públicas e privadas, que tornaram possível a realização deste projeto transformador.
O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso da FIFA Foundation.
No ano de 2017 o Projeto foi galardoado na Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa e foi distinguido pelo Conselho de Administração da “UEFA Foundation for Children” como um dos projetos europeus que mais se destacaram na promoção da inclusão social. Em 2019, foi um dos finalistas do FIFA Diversity Award.