Vista Alegre encerra comemoração dos 200 anos da fábrica.

O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foi ontem palco da apresentação do livro “Vista Alegre – 200 anos”, com o qual a marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro encerrou, oficialmente, as comemorações dos seus dois séculos de vida.

A sessão, com centenas de convidados, foi presidida por Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, tendo contado com a presença de alguns embaixadores e membros do corpo diplomático.

Entre os convidados estiveram, igualmente, personalidades da política, da economia, da cultura, das artes e do desporto, entre outras áreas da sociedade, para além dos principais responsáveis do Grupo Visabeira e da Vista Alegre Atlantis.

O livro dos 200 anos da Vista Alegre apresenta duas versões: uma edição especial e limitada a 200 exemplares com capa em porcelana biscuit pintada à mão pelos mestres pintores da fábrica em Ílhavo — verdadeira peça de arte — e uma edição em capa dura em papel, concebida como um objeto de design e inspiração, à imagem de um clássico “coffee table book”.

Muito mais do que um livro, esta obra é um testemunho visual e emocional que percorre o universo Vista Alegre através de uma narrativa feita de imagens, arte, produto, design e histórias.

Com esta edição, o Grupo Visabeira e o seu fundador, Fernando Campos Nunes, reafirmam o compromisso de perpetuar a visão humanista de José Ferreira Pinto Basto, que em 1824 criou a Vista Alegre.