Visitas encenadas regressam ao Museu de Sever do Vouga.

O projeto Há Gente no Museu que trouxe, em 2018, centenas de pessoas ao Museu Municipal de Sever Vouga está de regresso com novas personagens e histórias para contar.

A estreia foi em maio, no aniversário do Museu e em junho, seguem-se mais três visitas.

A primeira acontece este sábado, 21 de junho, às 21h30 (sessão esgotada), seguindo-se apresentações a 28 de junho, às 17h00, e 29 de junho, às 15h00.

A associação Severi convida os severenses e turistas a olhar para a história do concelho com outros olhos.

Esta visita encenada é protagonizada por onze severenses em mais um projeto comunitário que quer contribuir para contar a história do concelho.

“Esta peça de teatro parte da informação científica disponibilizada pelo Museu, mas também das memórias que foram partilhadas por severenses que tivemos a oportunidade de entrevistar e que, há muitos anos, trabalharam nas minas ou percorreram longos quilómetros para entregar o leite no posto”, relata Patrícia Fernandes, autora da peça de teatro, que defende que “pela via das artes, de forma criativa e disruptiva, a Severi consegue, neste projeto, estimular o sentimento de pertença pela nossa terra”, destacando a importância de “promover momentos artísticos de proximidade com capacidade para esbater barreiras que ainda existem no concelho no que concerne à fruição cultural”.

O diretor do museu não aparece e há uma visita para começar.

Perante os protestos de uma visitante sabichona, a dra. Marisa, a estagiária, Eva, não tem outra solução se não conduzir ela a visita.

Para isso, conta com a preciosa ajuda da empregada das limpezas, Olívia, que tem sempre muita informação para acrescentar, pena que, na maioria das vezes, seria melhor que tivesse ficado calada.

Para ajudar à história, porque um problema nunca vem só, as figuras do museu começam a ganhar vida.

“Este projeto tem como objetivo aproximar os severenses da sua história e, em simultâneo, convidar os turistas a mergulhar num concelho especial, desafiando-os a partir à descoberta do concelho, depois desta passagem pelo Museu Municipal de Sever do Vouga”, explica Leandro Machado, Diretor do Museu Municipal de Sever do Vouga que, fazendo a alusão ao nome da peça, destaca a importância de ter “um museu vivo, com pessoas dentro e em que os projeto locais são relevantes para criar propostas artísticas únicas e diferenciadoras”.

“Há Gente no Museu” é uma coprodução da Severi e do Município de Sever do Vouga e conta com o apoio da CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, no âmbito do PAPERA 2025.