Vagos assinala o aniversário do nascimento de Van Gogh e aposta na sensibilização sobre a saúde mental.
Ao longo de 30 dias, no espaço do atelier do Museu do Brincar, os visitantes são desafiados a recriar o quadro de Van Gogh, "O quarto em Arles".
Este domingo assinala o arranque desta ação uma vez que se trata da data de nascimento de Van Gogh.
Os visitantes do Museu podem familiarizar-se com o artista e a sua obra.
“O quarto em Arles” traz aos visitantes um elemento agregador, um ponto de encontro e de contacto comum entre o ser humano: o quarto.
Trinta dias depois, a 30 de abril, decorre o seminário e workshop "Saúde Mental Comunitária: estar do lado certo da História", no Auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos e no Museu do Brincar.
A autarquia lembra que a saúde mental está no “centro das prioridades e da intervenção” do Município.
Em parceria com a recém-criada Associação Alma Sã, organiza um conjunto de ações que vêm sensibilizar a comunidade para a importância das políticas de saúde mental e quebrar mitos sobre a doença e o doente.
Assinalando o nascimento do artista com experiência em doença mental, Vincent Van Gogh, o atelier e o seminário são fórmulas para dar visibilidade ao tema.
“Estar do lado certo da História”, pretende reforçar a “importância das políticas públicas em saúde mental, e refletir sobre a viragem da visão instituída sobre o doente e a doença, focada agora na vida independente, fora das instituições, no emprego e habitação digna”.
Este seminário irá decorrer, no período da manhã, no Centro de Educação e Recreio de Vagos, com o contributo de profissionais e pessoas com experiência em doença mental.
No período da tarde, irá decorrer, no Museu do Brincar, um workshop juntando a psiquiatria, a arte e a pessoa com experiência em saúde mental.