O livro “Bem-Estar no Ensino Superior – Processo de Ajustamento dos Estudantes Angolanos", da autoria da diretora do Serviço de Apoio a Estudantes da Embaixada de Angola em Portugal, Ana Paula Elias, vai ser apresentado pela Pró-Reitora da Universidade de Aveiro, Marlene Amorim, esta quarta-feira, 27 de janeiro, às 18h30, no auditório da Livraria da Universidade de Aveiro.
“O livro interessa a responsáveis por políticas e instituições educativas, a docentes universitários e a famílias com estudantes no ensino superior, bem como a estudantes e profissionais de Psicologia e áreas relacionadas, com um papel importante na orientação e acompanhamento educativo dos alunos”, afirma Maria do Céu Taveira, docente da Universidade do Minho.
Ao longo de sete capítulos, a autora Ana Paula Tuavanje Elias revela as principais conclusões do seu estudo, apresentando a importância dos serviços de aconselhamento de carreira e a abordagem sociocognitiva do bem-estar no contexto do trabalho, enquadrada no âmbito do ensino superior angolano. Numa segunda parte são reveladas as qualidades métricas e métodos do seu estudo, os resultados e as respetivas conclusões.
Como explica a autora na introdução da obra, “esta investigação tem por objetivo contribuir para a compreensão dos processos de ajustamento dos alunos do ensino superior a partir de uma perspetiva sociocognitiva da carreira. Neste sentido, procurou-se validar uma medida e um modelo estrutural de ajustamento académico no contexto do ensino superior angolano, bem como caraterizar o processo de ajustamento académico de alunos universitários angolanos e analisar diferenças individuais em função de sexo, etnia, ano escolar, especialidade académica e instituição de ensino superior”.
Um livro essencial para compreender como a satisfação académica influencia a satisfação com a vida em geral. Também o ajustamento académico dos estudantes angolanos no ensino superior pode ter resultados muito positivos no bem-estar em geral. Trata-se de uma teoria robusta que não apenas descreve, mas também explicita o comportamento psicossocial do indivíduo, quer a partir de variáveis sociais e cognitivas, quer levando em atenção variáveis da personalidade.
Por ser uma teoria que tem sido testada em indivíduos inseridos no contexto académico e profissional, e ultimamente no próprio contexto do aconselhamento de carreira, ajuda a uma melhor compreensão, tanto dos estudantes como do corpo docente, em relação aos novos aspetos relacionados com o processo de adaptação académica dos alunos do ensino superior, contribuindo para a qualidade do ensino e o futuro promissor do seu país.
Ana Paula Tuavanje Elias é funcionária efetiva do Ministério do Ensino Superior de Angola e, desde 2011, chefe do setor de Apoio aos Estudantes da Embaixada de Angola em Portugal. Foi Chefe de Departamento de Orientação e Integração Profissional, da Direção Nacional de Orientação Profissional e Apoio aos Estudantes no Ministério do Ensino Superior da Ciência e Tecnologia de Angola, entre 2007 e 2010.
Licenciou-se em Ciências de Educação, especialidade de Psicologia, pelo Instituto de Ciências de Educação (Universidade Agostinho Neto, Angola) em 2005. Tem uma pós-graduação em Gestão e Finanças pela Universidade de Évora (Portugal) e em Direito do Trabalho e Segurança Social, pelo Instituto Superior de Línguas e Administração, Lisboa (Universidade Europeia, Portugal). Desde 2013 é Doutorada em Psicologia Vocacional pela Universidade do Minho, Braga (Portugal).