O 3º Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga arranca esta quinta para quatro dias dedicados à sétima arte.
“PAISAGENS 2019” é um evento que decorre no centro de Sever até 2 de junho e que vai este ano homenagear, a título póstumo, Helena Ramos (1954-2018), antiga apresentadora da televisão pública portuguesa falecida recentemente.
Na noite de sexta feira 31 de maio, pelas 21h30 no CAE – Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga serão entregues os prémios da edição anterior e acontecerá a Homenagem à Severense de adoção e senhora da televisão pública portuguesa.
Ocupando o CAE – Centro de Artes e Espetáculos, Museu e Biblioteca Municipais de Sever do Vouga, o festival que procura intervenções cinematográficas notáveis em paisagens humanas e geográficas de todo o mundo, irá exibir 54 filmes de uma seleção de 1857 que concorreram este ano, provenientes de 28 países.
Os filmes em exibição vêm da Albânia, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Brasil, China, Espanha, EUA, França, Guiné-Bissau, Índia, Indonésia, Irão, Itália, Lituânia, Nigéria, Paquistão, Polónia, Porto Rico, Quirguistão, Reino Unido, República Checa, Rússia, Suécia, Turquia e Portugal.
Portugal, com 10 filmes, é a cinematografia mais representada, exibindo obras como “Antes que a noite venha – falas de Antígona” de Joaquim Pavão, “California” de Nuno Baltazar, “Marias da Sé” de Filipe Martins ou o documentário “Ultramar” do realizador José Vieira.
Há 14 filmes de animação, maioritariamente oriundos de países da Ásia, que integram no festival a comemoração do Dia da Criança.
Em exibição no Auditório da Biblioteca Municipal, será também neste local que estará uma exposição de cartazes do cinema de animação português vocacionado para os mais jovens.