A Feira Nacional do Mirtilo, a decorrer em Sever do Vouga de 28 a 30 de junho, vai estrear em 2024 o concurso para eleger o “melhor mirtilo de Portugal”.
O concurso “Mirtilo de Portugal” insere-se no programa oficial da Feira Nacional do Mirtilo, sendo organizado pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), com o apoio do município de Sever do Vouga.
Ser produtor em Portugal, ter atividade aberta com CAE compatível com a produção de mirtilo e ter identificada a variedade a concurso, são os principais requisitos para participar.
Na prova cega, o júri irá classificar as amostras segundo a sua experiência de consumo, tendo em consideração a avaliação visual, aspeto (e.g. calibre, presença de defeitos), cor (presença de pruína, maturação), homogeneidade, sensações gustativas, sabor, textura, sensações táteis, firmeza e satisfação global.
Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados, respetivamente os troféus “Mirtilo de Ouro”, “Mirtilo de Prata” e “Mirtilo de Bronze”.
A inscrição é gratuita e deverá ser feita online, sendo obrigatório o preenchimento da “Ficha de Inscrição”, disponível pela organização no seu website.
“Pretende-se que o concurso contribua para a valorização dos produtores de mirtilo, pela distinção de qualidade da fruta produzida, bem como para a promoção do mirtilo, estimulando o consumo e incentivando a escolha do pequeno fruto produzido em Portugal”, afirma o presidente da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo (ANPM), Carlos Adão, expetante com a adesão a esta iniciativa pioneira no país.
“O município de Sever do Vouga é pioneiro na produção do fruto e, por isso, faz todo o sentido que seja o primeiro a receber um evento deste género”, salienta.
Carlos Adão relembrou ainda que “o acolhimento da sede da ANPM neste concelho, juntamente com outras iniciativas do executivo camarário, revelam uma estratégia para o setor e a intenção de revitalizar a marca ‘Capital do Mirtilo’”.