“Tubo de Ensaio” no Teatro Aveirense com Schallfeld Ensemble em mais um concerto promovido pela Arte no Tempo.
Schallfeld Ensemble traz a Aveiro o programa Text im Klang, que visa a criação de obras musicais a partir da exploração do universo de um determinado escritor.
Dedicado à austríaca Elfriede Jelinek (1946), a sua sexta edição chega a Portugal duas semanas depois da estreia.
A sessão inclui ainda a estreia absoluta de uma encomenda a João Carlos Pinto (1998) e a estreia nacional de obras de Katharina Roth (1990), Daria Scia (1986), Hristina Šušak (1996) e Lorenzo Troiani (1989).
Agendado para esta noite, às 21h30, este concerto (Text im Klang) reúne a estreia nacional de um conjunto de obras escritas a partir do universo da escritora austríaca Elfriede Jelinek (Nobel da literatura há 20 anos, em 2004).
O Schallfeld é o décimo agrupamento que a Arte no Tempo traz a Portugal no âmbito deste projeto.
O ‘Tubo de Ensaio’ é um projeto desenvolvido pela Arte no Tempo para o Teatro Aveirense, no âmbito do qual grupos estrangeiros dedicados à exploração da música contemporânea são convidados a apresentar-se em Aveiro, estando sempre associado ao concerto uma oficina com compositores e intérpretes ou uma simples conversa pós-concerto com o público.
A agenda cultural fica, ainda, marcada por uma estreia online.
Von Calhau! (Marta Ângela, João Alves) apresentam Osso Gesto. Às 24h, em www.teatroaveirense.pt/pt/digital/, sob forma de programa de rádio online com seis episódios.
O título é uma deformação fonética do nome Cégèste, o mítico personagem do filme Orfeu, de Jean Cocteau, retrato de um poeta que emite frases radiofónicas a partir do mundo dos mortos para o mundo dos vivos, conectando-os através da cola simbólica das ondas de rádio.
Cola também usada neste programa, que tenta almejara meta de conectar o mundo dos vivos com a eternidade.