Schallfeld Ensemble em mais um concerto Arte no Tempo no Teatro Aveirense..

“Tubo de Ensaio” no Teatro Aveirense com Schallfeld Ensemble em mais um concerto promovido pela Arte no Tempo.

Schallfeld Ensemble traz a Aveiro o programa Text im Klang, que visa a criação de obras musicais a partir da exploração do universo de um determinado escritor.

Dedicado à austríaca Elfriede Jelinek (1946), a sua sexta edição chega a Portugal duas semanas depois da estreia.

A sessão inclui ainda a estreia absoluta de uma encomenda a João Carlos Pinto (1998) e a estreia nacional de obras de Katharina Roth (1990), Daria Scia (1986), Hristina Šušak (1996) e Lorenzo Troiani (1989).

Agendado para esta noite, às 21h30, este concerto (Text im Klang) reúne a estreia nacional de um conjunto de obras escritas a partir do universo da escritora austríaca Elfriede Jelinek (Nobel da literatura há 20 anos, em 2004).

O Schallfeld é o décimo agrupamento que a Arte no Tempo traz a Portugal no âmbito deste projeto.

O ‘Tubo de Ensaio’ é um projeto desenvolvido pela Arte no Tempo para o Teatro Aveirense, no âmbito do qual grupos estrangeiros dedicados à exploração da música contemporânea são convidados a apresentar-se em Aveiro, estando sempre associado ao concerto uma oficina com compositores e intérpretes ou uma simples conversa pós-concerto com o público.

A agenda cultural fica, ainda, marcada por uma estreia online.

Von Calhau! (Marta Ângela, João Alves) apresentam Osso Gesto. Às 24h, em www.teatroaveirense.pt/pt/digital/, sob forma de programa de rádio online com seis episódios.

O título é uma deformação fonética do nome Cégèste, o mítico personagem do filme Orfeu, de Jean Cocteau, retrato de um poeta que emite frases radiofónicas a partir do mundo dos mortos para o mundo dos vivos, conectando-os através da cola simbólica das ondas de rádio.

Cola também usada neste programa, que tenta almejara meta de conectar o mundo dos vivos com a eternidade.