Já arrancou a 21ª edição do OuTonalidades, circuito português de música ao vivo, com um total de 35 concertos programados em território nacional. Há grupos portugueses a atuar em Espanha e, pela primeira vez, na Suécia. No sentido inverso, cinco grupos espanhóis e um sueco entram no circuito português de música ao vivo.
“O OuTonalidades conta com várias extensões, pontes de cooperação internacional e nacional, fruto de parcerias da d’Orfeu AC, prosseguindo a sua missão de incentivo à circulação da música ao vivo, num trabalho em rede cujas sinergias extravasam o tempo e os espaços do próprio circuito”.
Este ano, foram estabelecidos acordos com festivais e redes em Espanha e, pela primeira vez, na Suécia, proporcionando novas oportunidades de internacionalização a grupos portugueses.Para além de Jorge da Rocha, que atuou recentemente no Mercat de Música Viva de Vic, também as Maria Monda já viajaram até Espanha, para a Fira Mediterrània de Manresa. Ainda no mês de outubro, há dois grupos portugueses a fazer tour pelo país vizinho: Moonshiners e Sofia Ribeiro.
Os primeiros atuam em Lugo, Zamora e Bueu (Pontevedra), nos dias 13, 14 e 15 de outubro, respetivamente. Quanto a Sofia Ribeiro, para além de Bueu (dia 26) e Lugo (dia 28), estará também em Santiago de Compostela, a 27 de outubro.
De Espanha, há cinco grupos a viajar para Portugal, no âmbito deste múltiplo intercâmbio, através de alianças já estabelecidas com a AGADIC, Fira Mediterrània de Manresa, Mercat de Música de Vic e AIEnruta. São eles: Núria Graham, Oques Grasses, Odaiko & Vanesa Muela, Joana Serrat e Jordi Molina, com concertos em Santa Maria da Feira, Albergaria-a-Velha, Águeda, Viseu, Guarda e Famalicão da Serra durante este outono.
No passado fim-de-semana, o Teatro Municipal da Guarda recebeu o concerto de Louisa Lyne & di Yiddishe Kapalye (Suécia). Nessa sequência, nesta 21ª edição, e pela primeira vez, o OuTonalidades aterra na Suécia, levando os portugueses Toques do Caramulo ao palco do Victoriateatern, a 15 de fevereiro de 2018.Até 17 de dezembro, o OuTonalidades continua a percorrer o país e o estrangeiro, através de uma alargada rede de espaços abertos à diversidade das músicas que se fazem em território nacional e não só.