O Museu Marítimo de Ílhavo volta a organizar um projeto de teatro de comunidade. "Mar" é inspirado na obra dramatúrgica de Miguel Torga e é orientado pelo encenador Alexandre Sampaio.
Depois da experiência de teatro comunitário em 2016, com a peça "o Lugre", inspirada na obra de Bernardo Santareno, o MMI repete a iniciativa com a mobilização de atores da comunidade.
Adaptada da obra homónima de Miguel Torga, editada em 1941, “Mar” remete para a vida de uma aldeia piscatória e a épica pesca do bacalhau.
Segundo Alexandre Sampaio, o encenador deste teatro de comunidade, “é grande a proximidade ao contexto ilhavense, pelo que se opta por manter a estrutura clássica da narrativa, trabalhando uma espacialidade mais contemporânea e um caráter performativo vincado, com o recurso aos audiovisuais e diversos convites à participação comunitária”.
Alexandre Sampaio é encenador, performer, animador cultural e formador em teatro e drama. Colabora com várias companhias de teatro e é responsável por iniciativas de arte comunitária.
O projeto dirige-se a todos os interessados em teatro, maiores de 14 anos, com ou sem experiência em teatro.
Os ensaios realizam-se em horário pós-laboral, das 19:00 às 21:30, entre fevereiro e maio, duas vezes por semana.
A estreia do espetáculo será a 18 de maio, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus.