O Museu Marítimo de Ílhavo celebra, este sábado, o 83º aniversário com programa dedicado a Cândido Teles.
O dia vai ficar marcado pela abertura da exposição “Transparências da Ria e do Mar, por Cândido Teles”, que resulta da doação pela família de 121 obras do primeiro período pictórico do artista ilhavense.
Um conjunto de obras que revelam recantos da Ria de Aveiro: moliceiros, marinhas, a praia da Costa Nova e os barcos da arte xávega.
Na mesa digital “Cândido Teles: Um pintor Ilhavense” estará disponível informação detalhada sobre a coleção, tendo sido apoiada pelo programa ProMuseus, financiado pela DGPC.
Durante o dia, nas redes sociais do MMI será lançado projeto fotográfico “O Homem Tranquilo”, de Alexandre Sampaio, que dialoga com a obra do pintor e escultor Cândido Teles, nas representações que este faz da Costa Nova.
O projeto “O Homem Tranquilo” culminará em 2021.
Para domingo fica o regresso das visitas Sentidos de Mar, com um percurso pedestre, já esgotado, sob o tema “Cândido Teles: a Costa Nova como (quase) nunca a viste…”, uma viagem que permitirá redescobrir a praia da Costa Nova pelo olhar do artista ilhavense.
As comemorações do 83.º aniversário do MMI, que servirão de preâmbulo para a celebração do centenário do artista ilhavense em 2021, ficarão igualmente marcadas por mais uma oferta com que a Associação Amigos do Museu de Ílhavo enriquecerá o espólio do Museu e que poderá ser contemplada na sessão comemorativa às 17h30.
A exposição abre às 10h, o lançamento online de “O Homem Tranquilo” é às 15h e a sessão comemorativa às 17h30.
O autarca de Ílhavo afirma-se orgulhoso pelo trajeto do Museu mas antecipa a necessidade de avançar com novos investimentos sobretudo no campo da digitalização.
Quanto à estrutura orgânica declara confiança na equipa que assumiu a gestão depois da saída de Álvaro Garrido (com áudio)