A Mostra de Artesanato do Festival de Bacalhau tem inscrições abertas até 3 de maio.
O Festival decorre de 14 a 18 de agosto, no Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré, e este ano estão previstos cerca de 30 lugares para artesãos e 8 lugares para associações (sujeitos a confirmação posterior).
A seriação será efetuada segundo a pontuação atribuída a cada um dos seguintes critérios: temática marítima (que reporte a relação ilhavense com o mar e/ou com a pesca do bacalhau) ou evidência da matriz identitária dos lugares do Município de Ílhavo (obrigatório demonstrar, pelo menos, o cumprimento de um destes requisitos) (20 pontos); utilização de técnicas e matérias-primas locais e regionais (20 pontos); estética e criatividade demonstradas (20 pontos); no que respeita à gama de técnicas e de materiais estabelece-se o objetivo da diversificação (10 pontos); forte componente manufaturada em cada peça do leque de peças artesanais produzidas por cada artesão (10 pontos); histórico de voluntariado dos artesãos na participação em iniciativas de menor dimensão (10 pontos); posse de carta de artesão (10 pontos).
O concurso destina-se, exclusivamente, aos artesãos do Município de Ílhavo.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e apresentar quatro fotografias dos artigos que se propõe expor, bem como cópia do documento de identificação (Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade) e comprovativo de residência no Município de Ílhavo.
As candidaturas recebidas serão avaliadas por uma comissão nomeada para esse efeito.
Os artesãos serão informados sobre os resultados deste processo até ao dia 17 de maio.
Os participantes da Mostra de Artesanato têm, ainda, a oportunidade de se candidatar ao Prémio de Artesanato do Festival do Bacalhau, que nesta edição tem como tema “Bacalhau democrático”.
Pela primeira vez, este ano, os três primeiros classificados receberão um prémio monetário (1.º prémio, 300 euros; 2.º prémio, 200 euros; 3.º prémio 100 euros), e o primeiro classificado terá participação assegurada na mostra de artesanato na edição 2025 do Festival do Bacalhau.
Os interessados devem preencher o formulário, entre os dias 3 e 28 de junho de 2024.
Este prémio visa promover a valorização cultural e profissional dos artesãos, privilegiando as suas competências técnicas e profissionais artesanais, a criatividade, a estética, e a valorização municipal.
As normas e os formulários de inscrição para a Mostra e Prémio de Artesanato estão disponíveis no website da Câmara Municipal de Ílhavo ou no Gabinete de Atendimento Geral da Câmara Municipal de Ílhavo (Avenida 25 de Abril).