O Coro da Madrugada apresenta “Uma Nova Manhã” com canções do pós-25 de Abril.
Depois de se ter apresentado pela primeira vez em 2023, a convite do 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, para cantar canções de José Afonso, o projeto de comunidade Coro da Madrugada regressa agora na versão “Uma Nova Manhã”, que estreia este fim de semana na Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo.
O espetáculo está marcado para sexta, dia 1 de novembro, às 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
O projeto conta, mais uma vez, com direção musical e arranjos do pianista Pedro Almeida, a orientação da maestrina Aoife Hiney e a preparação vocal de Luís António Freitas.
Nesta nova edição, cantam-se algumas das canções que surgiram depois do 25 de Abril, de nomes como Fausto Bordalo Dias, José Mário Branco, Sérgio Godinho ou Jorge Palma.
O projeto fez uma chamada a pessoas da comunidade, com ou sem experiência musical, de várias idades, e reúne agora cinco dezenas de participantes que responderam à convocatória.
Quanto à escolha do cancioneiro para esta segunda edição, Pedro Almeida garante que “depois da experiência feliz que foi o Coro da Madrugada em torno de canções de José Afonso, escolher autores da geração seguinte que, como ele, procuravam um caminho próprio e original para a criação de canções em português era o passo natural porque foram, também eles, a “manhã” depois da “madrugada”, que espelham nos seus sons e palavras a curiosidade, as experiências e os amadurecimentos próprios de um país que se descobre melhor a si próprio e ao seu lugar no mundo em consequência da mudança de 1974”.
Sobre a adesão da comunidade a este Coro, que conta com participantes entre os 7 e os 80 anos, o pianista, que assume também a direção musical do projeto, diz que “as reações das pessoas têm sido muito gratificantes, de diversas formas e por entre os desafios e superações próprios deste tipo de trabalho e das horas de ensaio, vamos recebendo manifestações de entusiasmo e de gratidão que valem ouro”.
O Coro da Madrugada teve a sua primeira apresentação a 5 de agosto de 2023, no Cais Criativo da Costa Nova, tendo repetido essa atuação no contexto das celebrações do Feriado Municipal de Ílhavo.
Na segunda edição, Pedro Almeida garante que “a chama continua bem viva porque o primeiro projeto deixou uma marca positiva, boas recordações e mais uma porta aberta, uma curiosidade, um acreditar que vale a pena mais um desafio e uma partilha porque a música tem este condão especialíssimo de criar laços entre pessoas a partir da beleza daquilo que se partilha, mas também nascidos da própria partilha em si, e cantar em coro é talvez o exemplo mais nítido disto”.
O Coro da Madrugada apresenta “Uma Nova Manhã” na abertura da Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, que decorre de 1 a 3 de novembro, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré.
O espetáculo acontece no dia 1, às 21:30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
Os bilhetes custam 3,00€ e estão disponíveis na BOL e nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré.
foto: Grafonola