Os concertos no Natal regressam às igrejas do Município de Ílhavo em duas semanas intensivas.
A partir de hoje e até 19 de dezembro há espetáculos nas quatro freguesias do Município.
É o terceiro ano consecutivo deste ciclo com seis concertos de música erudita, nas seis igrejas matrizes do município.
A autarquia junta a celebração do Natal à valorização do património religioso do município.
Todos os concertos realizam-se às 21 horas, sempre de terça a quinta-feira, durante duas semanas, e são gratuitos.
O primeiro concerto realiza-se na Igreja Matriz da Sagrada Família da Praia da Barra, esta terça-feira, com Filipe Veríssimo, no órgão de tubos.
Mestre Capela e Organista Titular da Igreja da Lapa, no Porto, Filipe Veríssimo tem realizado um trabalho ímpar no desenvolvimento e promoção da música de órgão e da música coral sacra e litúrgica em Portugal.
No dia seguinte, 11 de dezembro, é a vez da Igreja Matriz da Gafanha da Encarnação, que recebe a dupla “Mundo de Canções”.
Hugo Simões, na guitarra clássica, e Daniela Matos, soprano, juntam-se para uma itinerância musical, transmitida num conjunto de canções de diferentes partes do mundo.
A 12 de dezembro, chega à Igreja Matriz de São Salvador de Ílhavo Schola Cantorvm Colegiada de Cedofeita, um agrupamento vocal feminino sediado na Paróquia de S. Martinho de Cedofeita, no Porto, que tem como principal propósito defender, preservar e divulgar a prática da música sacra ao serviço da liturgia.
Já na semana seguinte, a 17 de dezembro, Carmo Quintela traz a sua harpa à Igreja Matriz da Gafanha do Carmo.
Apesar de bastante jovem, Carmo Quintela conta inúmeras colaborações em prestigiadas orquestras, que concilia com os estudos Sibelius Academy University of the Arts, em Helsínquia.
A 18 de dezembro é a vez de Filipe Quaresma, que traz à Igreja Matriz da Costa Nova as Suites para violoncelo solo de Johann Sebastian Bach – algo que o músico classifica como “um tesouro inestimável; uma ponte entre o terreno e o divino”.
O último concerto realiza-se a 19 de dezembro, com o quinteto de metais Illi Brass (trompa, dois trompetes, trombone e tuba), composto por Márcio Joel, Filipe Esteves, José Pedro Bola, Gabriel Dias e Henrique Ortuño – todos alunos ou ex-alunos Universidade de Aveiro.
Juntos, exploram uma vasta gama de estilos e repertórios, com uma energia vibrante e interpretações originais.